Nesta sexta-feira (16/08/2024), o Ministério Palestino das Relações Exteriores classificou o ataque ocorrido em Jit, uma localidade no norte da Cisjordânia ocupada, como “terrorismo de Estado organizado”. O ataque, que ocorreu na noite de quinta-feira (15), resultou na morte de um palestino e em um ferido grave, conforme informado pelo Ministério da Saúde da Palestina.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, um homem de 23 anos foi morto pelos disparos dos colonos, e outro palestino foi gravemente ferido com um tiro no peito. O ataque também incluiu a utilização de pedras e coquetéis molotov, além de incêndios em veículos. A agência oficial palestina Wafa relatou que muitos veículos foram incendiados durante o ataque.
O Exército israelense informou que, por volta das 20h local (14h de Brasília), “dezenas de civis israelenses, alguns encapuzados”, entraram em Jit e realizaram o ataque. Soldados e membros da polícia fronteiriça foram enviados ao local para evacuar os civis israelenses e deter um dos envolvidos no ataque.
O presidente israelense, Isaac Herzog, condenou o ocorrido, descrevendo-o como um “pogrom” e atribuindo a ação a uma minoria extremista que prejudica a imagem da colonização em Israel. O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também expressou preocupação com os distúrbios e garantiu que os responsáveis serão perseguidos pela Justiça.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




