A equipe técnica do Projeto Quilombo Legal, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e vinculado ao Governo do Estado da Bahia, iniciou o uso de novos equipamentos para a realização de levantamentos topográficos e geodésicos com georreferenciamento nas comunidades quilombolas atendidas pela iniciativa. O início das operações com a nova tecnologia ocorreu na quarta-feira (28/08), na comunidade quilombola de Prevenido, localizada no município de América Dourada.
Os novos equipamentos incluem receptores e coletoras GNSS-RTK (Sistema Global de Navegação por Satélite Cinemático em Tempo Real), que utilizam o método RTPPP (Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real). Estes instrumentos proporcionam alta precisão nos levantamentos e estão em conformidade com as normas técnicas exigidas para garantir a eficiência nas atividades do projeto.
Segundo Alexandre Simões, diretor-geral da CAR e coordenador do Projeto Quilombo Legal, a adoção dessa tecnologia representa um avanço significativo.
“Estamos oferecendo o que há de mais moderno na tecnologia GNSS, com correção via satélite, para otimizar o desempenho dos profissionais em campo. Essa tecnologia simplifica as operações e é adaptável a diferentes ambientes, incluindo locais remotos ou de difícil acesso”, afirmou Simões.
Além dos levantamentos topográficos e geodésicos, a equipe também está realizando o cadastramento dos moradores da comunidade de Prevenido. A presidente da Associação de Agricultores e Criadores Remanescentes de Quilombo, Joelma da Silva Oliveira, destacou o impacto positivo da iniciativa:
“A iniciativa é transformadora. Através da regularização fundiária e ambiental, virão outras políticas públicas que irão beneficiar bastante a nossa comunidade.”
O Projeto Quilombo Legal, desenvolvido pela CAR em colaboração com a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), visa à regularização ambiental e fundiária das comunidades quilombolas na Bahia. A ação proporciona a documentação oficial das áreas quilombolas reconhecidas e abre acesso a outras políticas públicas, como crédito rural, o que melhora as condições de trabalho e gera oportunidades de renda para as famílias atendidas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




