Nesta segunda-feira (29/07/2024), Salvador sediou uma oficina voltada para a recuperação e conversão de áreas degradadas na Bahia, organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento visou compartilhar dados relevantes, validar informações e definir ações prioritárias para a recuperação de pastagens no estado, que dispõe de cerca de 15 milhões de hectares aptos para recuperação e conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.
Thiago Guedes, chefe de gabinete da Seagri, destacou o lançamento do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Bahia 2024-2030), que prioriza a recuperação de pastagens degradadas. Guedes ressaltou o compromisso da Seagri em utilizar tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis para promover a recuperação do solo e gerar produção sustentável. Entre as estratégias previstas estão a integração lavoura-pecuária-floresta (Ilpf), sistemas agroflorestais e florestas plantadas.
De acordo com estudos do Mapa, mais de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas podem ser recuperados na Bahia por meio da intensificação da pecuária de corte e leiteira, expansão de florestas de eucalipto e implantação de sistemas agroflorestais. Durante a oficina, especialistas discutiram essas informações e exploraram práticas adequadas para o estado.
Fábio Rodrigues, Superintendente do Mapa na Bahia, mencionou que as diretrizes discutidas apoiarão a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Este programa está alinhado ao Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+ Bahia) e visa aumentar a renda dos agricultores, preservar o meio ambiente e garantir a segurança alimentar.
O evento, promovido pelo Mapa e apoiado por diversas instituições, é o quarto de uma série de dez oficinas planejadas para estados com grandes áreas de propriedades rurais de baixo e médio vigor produtivo. O PNCPD, criado pelo Decreto 11.815/2023, tem como objetivos coordenar políticas públicas para conversão de pastagens degradadas, promover tecnologias sustentáveis e apoiar produtores rurais com financiamentos e planos de negócios baseados em mapas de aptidão.











Deixe um comentário