Oficina em Salvador discute recuperação de áreas degradadas na Bahia

Nesta segunda-feira (29/07/2024), Salvador sediou uma oficina voltada para a recuperação e conversão de áreas degradadas na Bahia, organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento visou compartilhar dados relevantes, validar informações e definir ações prioritárias para a recuperação de pastagens no estado, que dispõe de cerca de 15 milhões de hectares aptos para recuperação e conversão em sistemas agropecuários sustentáveis.

Thiago Guedes, chefe de gabinete da Seagri, destacou o lançamento do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Bahia 2024-2030), que prioriza a recuperação de pastagens degradadas. Guedes ressaltou o compromisso da Seagri em utilizar tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis para promover a recuperação do solo e gerar produção sustentável. Entre as estratégias previstas estão a integração lavoura-pecuária-floresta (Ilpf), sistemas agroflorestais e florestas plantadas.

De acordo com estudos do Mapa, mais de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas podem ser recuperados na Bahia por meio da intensificação da pecuária de corte e leiteira, expansão de florestas de eucalipto e implantação de sistemas agroflorestais. Durante a oficina, especialistas discutiram essas informações e exploraram práticas adequadas para o estado.

Fábio Rodrigues, Superintendente do Mapa na Bahia, mencionou que as diretrizes discutidas apoiarão a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Este programa está alinhado ao Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+ Bahia) e visa aumentar a renda dos agricultores, preservar o meio ambiente e garantir a segurança alimentar.

O evento, promovido pelo Mapa e apoiado por diversas instituições, é o quarto de uma série de dez oficinas planejadas para estados com grandes áreas de propriedades rurais de baixo e médio vigor produtivo. O PNCPD, criado pelo Decreto 11.815/2023, tem como objetivos coordenar políticas públicas para conversão de pastagens degradadas, promover tecnologias sustentáveis e apoiar produtores rurais com financiamentos e planos de negócios baseados em mapas de aptidão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading