Nesta segunda-feira (19/08/2024), a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas orientações técnicas provisórias para enfrentar a recente emergência de saúde pública associada ao aumento de casos de varíola M, também conhecida como mpox. A decisão decorre do crescimento de casos na República Democrática do Congo, Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda, levando o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a estabelecer medidas a serem implementadas até 20 de agosto de 2025.
As recomendações incluem coordenação de emergência, vigilância colaborativa, diagnóstico laboratorial, cuidados clínicos, comunicação de risco e estratégias de vacinação. A OMS sugere a introdução da vacina para resposta de emergência, a convocação de grupos técnicos consultivos nacionais de imunização, e a preparação de mecanismos políticos para a solicitação de vacinas.
A proposta orienta os países a iniciar planos de vacinação contra a varíola M em áreas com surtos incidentes. A publicação das orientações visa prevenir e controlar a disseminação da doença, melhorar a prevenção e o controle em nível global.
Os sintomas da varíola M incluem erupção cutânea ou lesões mucosas, febre, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e inchaço dos gânglios linfáticos, com duração de duas a quatro semanas. A OMS reagiu à disseminação da doença na África, anteriormente chamada de varíola dos macacos, como uma emergência sanitária global. As novas orientações renovam medidas anteriores e visam adaptar a proteção da comunidade às circunstâncias locais, fornecer orientações e recursos para cuidados clínicos.
Durante os primeiros seis meses de 2024, foram confirmados cerca de 1.854 casos da doença globalmente, com 36% das notificações provenientes de países africanos. A República Democrática do Congo, que representa 95% dos casos relatados em 2024, está enfrentando um aumento significativo, com 15 mil confirmações e mais de 500 mortes, superando os números de 2023.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




