O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu recomendações para o uso de termelétricas a gás natural e a redução do uso das usinas hidrelétricas no Norte do Brasil, como resposta à queda na disponibilidade de recursos hídricos na região. Essas medidas visam garantir a continuidade do abastecimento energético, principalmente durante os horários de pico de consumo.
O ONS observou que o volume de água disponível para as usinas hidrelétricas está abaixo da média histórica, o que afeta a capacidade de geração de energia elétrica. De acordo com o órgão, a situação exige ações operativas adicionais para os meses de outubro e novembro, quando a demanda por energia tende a aumentar.
Apesar das medidas recomendadas, o ONS afirma que o Sistema Interligado Nacional (SIN) possui recursos suficientes para atender à demanda atual. O nível de Energia de Armazenamento (EAR) dos reservatórios do Subsistema Norte está em 80,96%, ligeiramente abaixo dos 85,6% registrados no mesmo período do ano anterior.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia estabelecido bandeira tarifária verde para agosto, refletindo condições favoráveis para a geração de energia elétrica. O volume de chuvas na Região Sul contribuiu para essa decisão.
O coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, destacou a preocupação com a queda na produção de energia solar ao final do dia. A energia solar, que para ao escurecer, é normalmente compensada por usinas hidrelétricas, mas a seca atual dificulta essa compensação.
Castro alertou que a crescente expansão das usinas solares pode transformar um problema conjuntural em um problema estrutural se a capacidade de armazenamento das hidrelétricas não acompanhar o aumento da geração solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil alcançou 39 gigawatts de potência instalada em energia fotovoltaica neste ano, com um aumento de 4.070,9 MW apenas em 2023.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




