Na Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, em 21 de agosto de 2024, o Papa Francisco continuou seu ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo e a Igreja. O Pontífice meditou sobre a descida do Espírito Santo em forma de pomba durante o Batismo de Jesus por João Batista, um evento que, segundo ele, uniu toda a Trindade nas margens do Jordão.
Francisco enfatizou a importância do Batismo de Jesus, que é descrito em todos os evangelhos. Este evento não apenas marcou a consagração de Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote, mas também simbolizou o início de sua missão, que seria comunicada à Igreja, Seu Corpo Místico. O Papa explicou que, embora Jesus já estivesse cheio do Espírito Santo desde a Encarnação, o Batismo representou uma unção especial para a missão a ser desempenhada.
A imagem da unção com o Espírito Santo, mencionada no Sacramento da Confirmação, é utilizada para ilustrar como os cristãos são ungidos com o óleo do Crisma e recebem o dom do Espírito para sua missão. O Papa destacou que essa unção espiritual deve espalhar o “bom perfume” de Cristo pelo mundo. Francisco afirmou que, enquanto a unção nos perfuma, também deve servir para embelezar a Igreja e a comunidade cristã.
No entanto, o Papa fez uma ressalva importante, observando que, infelizmente, alguns cristãos não transmitem o perfume de Cristo, mas sim o “mau cheiro” de seus pecados. Ele advertiu que o pecado afasta os indivíduos de Jesus e contamina a unção. Francisco alertou que o diabo muitas vezes se infiltra através de questões materiais e financeiras, aconselhando os fiéis a estarem atentos a essas armadilhas.
O Pontífice incentivou os cristãos a manterem o compromisso de viver a vocação de espalhar o perfume de Cristo, caracterizado pelo fruto do Espírito, que inclui virtudes como caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança. Francisco destacou que a prática dessas virtudes é essencial para que os outros percebam a presença do Espírito de Cristo ao redor deles. O Papa concluiu pedindo ao Espírito Santo que torne os cristãos mais conscientes de sua unção espiritual.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




