Nesta quinta-feira (01/08/2024), a Petrobras anunciou um aumento médio de 7,1% no preço do querosene de aviação (QAV), que é o combustível mais utilizado no transporte aéreo. Este reajuste segue um aumento anterior de 3,2% ocorrido no início de julho. O novo preço já está em vigor nas refinarias e será aplicado às distribuidoras que comercializam o combustível.
De acordo com a nota oficial da Petrobras, o aumento acumulado do preço do QAV em 2024 é de 0,8%, o que corresponde a um acréscimo médio de R$ 0,03 por litro em relação ao preço de dezembro de 2023. No entanto, ao comparar com dezembro de 2022, o preço do combustível sofreu uma redução acumulada de 18,9%, o que representa uma diminuição de R$ 0,96 por litro.
Os reajustes no preço do querosene de aviação são atualizados mensalmente, com o novo valor refletido imediatamente nas refinarias. A Petrobras, que comercializa o QAV apenas para as distribuidoras, observa que o preço final pago pelas empresas de transporte aéreo pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo os custos de transporte e logística das distribuidoras e empresas revendedoras.
A estatal enfatiza que não possui o monopólio na comercialização do querosene de aviação e que o mercado brasileiro é caracterizado por livre concorrência.
“Não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV,” afirma a Petrobras.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




