Amali de Angelis Musse, atual reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), será agraciada com a Medalha Princesa do Sertão, uma das mais altas honrarias concedidas pela Câmara Municipal. A condecoração foi aprovada na sessão legislativa realizada nesta terça-feira (06/07/2024) e é destinada a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento do município, especialmente nas áreas educacional, cultural e orçamentária.
O Projeto de Decreto Legislativo número 19/2024, que institui a homenagem, foi proposto pelo vereador Silvio Dias (PT) e contou com o apoio unânime dos parlamentares presentes. Em sua justificativa, Silvio Dias destacou as significativas contribuições de Amali de Angelis para a ciência e a educação, ressaltando seu papel fundamental na promoção da interação entre a universidade e a comunidade local.
Amali de Angelis Musse possui uma longa trajetória acadêmica. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, ela obteve Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, possui pós-graduação em Gestão Estratégica e Universitária e em Psicopedagogia. Com vasta experiência na área da educação, ela atua desde 1991 na formação inicial e continuada de professores, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.
Na UEFS, Amali de Angelis é professora titular, lecionando na área de Prática de Ensino e integrando o Programa de Pós-Graduação em Educação. Ela também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). Entre 2015 e 2019, exerceu o cargo de Pró-Reitora de Ensino de Graduação, além de ter sido representante do Nordeste na Associação Nacional de Didática (Andipe) de 2018 a 2022. De 2019 a 2021, foi Vice-Diretora da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).
Além dessas funções, Amali de Angelis Musse tem uma participação ativa em outras entidades e conselhos ligados à educação. Desde 2010, é membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA). Atualmente, ocupa a presidência da Associação Nacional de Didática (Andipe) e é membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).










Deixe um comentário