Senado aprova projeto que torna consulta a cadastros obrigatória em casos de adoção

Nesta quarta-feira (21/08/2024), o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.217/2022, que estabelece a obrigatoriedade da consulta a cadastros de crianças e adolescentes nos casos de adoção. O projeto, de autoria da deputada Federal Flávia Morais (PDT-GO) e relatado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), agora aguarda sanção presidencial, uma vez que não houve modificações no conteúdo do texto.

A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para obrigar a autoridade judiciária a consultar os cadastros estaduais, distrital e nacional que contêm informações sobre crianças e adolescentes aptos para adoção, bem como sobre pessoas ou casais habilitados para adotar. A medida inclui a criação e implementação desses cadastros, excetuando-se as particularidades legais relacionadas a crianças ou adolescentes indígenas e quilombolas.

O relator, senador Carlos Viana, argumentou que a nova regra proporcionará um “mecanismo de segurança, confiança, efetividade e celeridade ao processo de adoção”. Ele destacou que a mudança visa aumentar as oportunidades para crianças e adolescentes encontrarem uma família adequada. Dados do Painel de Acompanhamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça, mostram que atualmente há 4.843 crianças e adolescentes à espera de adoção e 35.789 pretendentes disponíveis.

Viana observou que a adoção enfrenta desafios significativos, incluindo disfunções familiares, abandono infantil, dificuldades para adoção de certas faixas etárias e preferências para alguns candidatos, incluindo estrangeiros.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading