SMS de Feira de Santana reforça campanha de vacinação contra poliomielite

Em Feira de Santana, a campanha de vacinação contra a poliomielite tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde. Até o momento, apenas 67% das crianças de até cinco anos foram imunizadas, o que corresponde a 27.761 doses aplicadas. Esse número está significativamente abaixo da meta de 95% estabelecida para assegurar a imunidade coletiva e manter a erradicação da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou os dados que indicam a necessidade de intensificação dos esforços para aumentar a cobertura vacinal.

Diante desse cenário, a SMS tem reforçado as estratégias para alcançar um maior número de crianças. Foram disponibilizadas 104 salas de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas pelos bairros e distritos da cidade. A vacina está disponível para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, e pode ser encontrada de segunda a sexta-feira em todas as unidades. Para facilitar o acesso dos pais e responsáveis, o programa “Saúde na Hora” estendeu os horários de funcionamento em algumas unidades, que agora atendem das 8h às 20h30.

As unidades que contam com o horário ampliado incluem os postos de saúde dos bairros Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha. Essas unidades estão equipadas para atender à demanda e assegurar que todas as crianças sejam vacinadas.

Para garantir a imunização, os pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identidade, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação da criança. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia permanente, principalmente em crianças. Nos casos mais graves, pode resultar em deformidades, atrofia muscular e paralisia dos membros inferiores e dos músculos faciais. A vacinação é a principal forma de prevenção, e a adesão da população é crucial para evitar o retorno da doença que já foi erradicada do Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading