Nesta quinta-feira (22/08/2024), o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela validou a reeleição de Nicolás Maduro como presidente da República Bolivariana da Venezuela. A decisão foi anunciada durante uma sessão oficial, na qual estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, e representantes internacionais. A juíza da Sala Eleitoral, Caryslia Rodríguez, afirmou que o Supremo Tribunal “certifica e convalida os resultados das eleições emitidos pelo CNE”.
Rodríguez esclareceu que uma perícia detalhada foi realizada em toda a documentação apresentada pelos 33 partidos e candidatos. O Supremo Tribunal de Justiça determinou que os resultados da eleição sejam publicados na Gazeta Oficial dentro de 30 dias. Uma cópia autenticada dos documentos será entregue ao procurador-geral, Tarek William Saab, de forma “urgente”.
O procurador-geral Saab, em resposta a um pedido do presidente da Assembleia Nacional, abriu uma investigação contra líderes da oposição, Maria Corina Machado e Edmundo González, este último candidato presidencial. As investigações visam apurar irregularidades e determinar responsabilidades por atos que incluem suposta usurpação de funções e crimes relacionados.
Maria Corina Machado e Edmundo González, que contestam a legitimidade do processo eleitoral, criticaram publicamente a imparcialidade do Supremo Tribunal e do CNE. Machado citou um relatório da ONU que questiona a independência dessas instituições, enquanto González defendeu que a soberania reside no povo e acusou o Tribunal de desrespeitar a soberania popular.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




