Em junho de 2024, o volume de serviços na Bahia registrou um crescimento de 2,4% em comparação ao mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Esse desempenho estadual superou a média nacional, que foi de 1,7%, e compensou parte da perda registrada em maio, quando o setor baiano apresentou uma retração de 4,0%.
O crescimento do volume de serviços na Bahia em junho é atribuído ao aumento da confiança empresarial no setor e à expansão do número de municípios que realizaram festividades juninas. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o setor também apresentou um desempenho positivo, com uma elevação de 1,9%, novamente superando a média nacional, que foi de 1,3%.
No detalhamento por atividades, duas das cinco categorias analisadas impulsionaram o crescimento do volume de serviços: Serviços prestados às famílias, com um aumento de 13,1%, e Serviços profissionais, administrativos e complementares, que registraram alta de 9,0%. Em contrapartida, outras três atividades tiveram desempenhos negativos: Outros serviços, que recuaram 5,2%, Serviços de informação e comunicação, com queda de 3,9%, e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que diminuíram 1,2%.
Na comparação do primeiro semestre de 2024 com o mesmo período de 2023, o setor de serviços na Bahia avançou 0,8%. O crescimento foi novamente impulsionado por Serviços prestados às famílias, que cresceram 11,0%, e por Serviços profissionais, administrativos e complementares, que subiram 1,6%. Em sentido contrário, Outros serviços, Transportes e Serviços de informação e comunicação apresentaram retrações de 5,9%, 1,3% e 0,8%, respectivamente.
No acumulado dos últimos 12 meses, o setor de serviços na Bahia expandiu 3,2%, com destaque para três categorias: Serviços prestados às famílias (9,3%), Serviços de informação e comunicação (6,6%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,2%). Entretanto, as atividades de Outros serviços e Transportes registraram retrações de 7,5% e 0,1%, respectivamente. Novamente, a Bahia superou a média nacional, que apresentou um crescimento de 1,0%.
As atividades turísticas na Bahia também mostraram um desempenho robusto. Em junho de 2024, o índice de atividades turísticas no estado cresceu 5,5% em relação ao mês anterior, ocupando a terceira posição entre os 12 locais pesquisados, acima da média nacional de 3,4%. Na comparação com junho de 2023, o volume das atividades turísticas na Bahia aumentou 19,2%, o maior crescimento registrado entre os estados pesquisados, superando a média nacional de 3,9%.
No acumulado do primeiro semestre de 2024, as atividades turísticas na Bahia cresceram 9,1%, também o maior incremento entre os estados analisados e acima da média nacional de 1,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor turístico baiano cresceu 9,7%, ocupando a segunda posição entre os estados pesquisados, novamente superior à média nacional de 3,4%.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




