Entre 12 e 14 de setembro de 2024, Ibotirama sediou o I Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura e o IX Seminário do Território Velho Chico, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento, que contou com a realização de cursos, oficinas, palestras, concursos, e uma feira de produtos da agricultura familiar, visou exaltar e fortalecer os sistemas produtivos de apicultura e meliponicultura no estado da Bahia.
O seminário reuniu produtores, especialistas, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas do setor para discutir as atuais tendências e desafios da produção de mel e outros produtos das abelhas. Além de explorar novas tecnologias e práticas sustentáveis, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências.
O superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro, destacou o sucesso do evento, que contou com a participação de mais de 500 pessoas. Segundo Carneiro, o principal objetivo do seminário foi a troca de conhecimentos e experiências, além da apresentação e aprimoramento de tecnologias sociais, processos de produção, comercialização e certificação, visando o desenvolvimento pleno dos apicultores e do sistema produtivo.
Amanda Oliveira, técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN), ressaltou a importância do seminário para a aquisição de novos conhecimentos e a possibilidade de aplicar as práticas aprendidas em regiões com potencial de desenvolvimento, como Barreiras.
O apicultor Jorge Michael, da cidade de Remanso, enfatizou a importância da troca de experiências proporcionada pelo evento, destacando o aprendizado de técnicas que podem aumentar a produtividade de seus enxames. Michael expressou sua expectativa de que novos seminários continuem a promover o aprendizado e a troca de conhecimentos.
Um dos destaques do evento foi o Concurso de Mel de Abelhas Sem Ferrão (ANSF) e de Abelhas com Ferrão (Apis). Na categoria abelha com ferrão, a Associação dos Apicultores de Pindobaçu (ASAPPI) conquistou o primeiro lugar, enquanto na categoria abelha sem ferrão, o primeiro lugar foi atribuído aos méis maturados e refrigerados de Edmarcos Silva Alves, de Tanque Novo.
O seminário foi uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (COPAMESF), em parceria com a Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (FEBAMEL) e a Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura do Estado da Bahia (CSAM), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




