AGU recorre da decisão do TCU sobre presentes recebidos por presidentes da república

A Advocacia-Geral da União (AGU) interpôs um recurso contra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou que os presentes recebidos pelos presidentes da República durante seus mandatos não são considerados bens públicos. O recurso, protocolado na sexta-feira (06/09/2024) ao próprio tribunal, baseia-se na interpretação de que, segundo a Constituição Federal, pertencem à União tanto os bens atualmente em posse do governo federal quanto aqueles que forem incorporados no futuro.

A AGU argumenta que a recente decisão do TCU contradiz precedentes estabelecidos em acórdãos anteriores, como os de nº 2.255/2016 e 326/2023. Segundo a AGU, a nova interpretação prejudica o interesse público, viola os princípios de razoabilidade e moralidade administrativa e compromete o patrimônio cultural da União. A interpretação vigente implica que presentes recebidos em eventos diplomáticos ou visitas oficiais devem ser incorporados ao patrimônio público, e não considerados bens privados.

Em 7 de agosto, o TCU rejeitou um pedido do deputado federal Sarderson (PL-RS) para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolvesse um relógio recebido do então presidente francês Jacques Chirac em 2005, durante a celebração do Ano do Brasil na França. O tribunal alegou que não há legislação específica que regulamente a matéria, e, portanto, não poderia ordenar a devolução do presente ao acervo público.

Após essa decisão, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da investigação sobre as joias recebidas durante seu governo. A defesa argumenta que a decisão do TCU valida a ausência de ilegalidade nas ações do ex-presidente. Em julho de 2024, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro por lavagem de dinheiro e associação criminosa, após a conclusão de um inquérito que investigou um esquema de desvio e venda de presentes de autoridades estrangeiras durante a presidência de Bolsonaro, incluindo joias recebidas da Arábia Saudita. Parte dessas joias foi identificada como tendo sido transportada em uma mala no avião presidencial e vendida nos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading