Nesta quinta-feira (05/09/2024), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que o número de blocos de petróleo e gás natural em fase de exploração atingiu 426, o maior número desde a criação da agência em 1998. A fase de exploração refere-se à etapa em que as empresas realizam estudos para verificar a viabilidade comercial dos recursos nas áreas contratadas.
Os dados divulgados pela ANP detalham que, desse total, 282 blocos estão localizados em terra e 144 no mar. Durante a fase de exploração, as empresas realizam atividades técnicas para determinar a presença e a viabilidade dos recursos. Com base nos resultados desses estudos, as empresas podem optar por devolver o bloco à ANP ou avançar para a fase de produção, que envolve a extração e comercialização dos recursos encontrados.
O recorde foi alcançado com a assinatura de contratos relacionados ao 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão, no qual as empresas tiveram a oportunidade de oferecer propostas para a exploração de novas áreas. Até o final de agosto de 2024, foram assinados 177 contratos, marcando um aumento de 70% em relação ao número de blocos registrados em maio de 2024.
A ANP prevê que o aumento no número de contratos poderá elevar os investimentos na fase de exploração para R$ 18,3 bilhões até 2027. A agência ressalta que este cenário demonstra a importância contínua das ofertas de áreas no regime de concessão e o impacto significativo das atividades reguladas pela ANP na economia nacional. No entanto, também reflete os desafios ampliados relacionados ao acompanhamento e à fiscalização das atividades previstas nos planos de trabalho dos contratos de exploração e produção.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




