A candidata a vereadora de São Paulo, Leonora Áquilla, amplamente conhecida como Léo Áquilla, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de quinta-feira (26/09/2024). A apresentadora, que se identifica como transexual, encontrava-se dentro de seu veículo quando foi atingida por disparos, conforme informações divulgadas em seu perfil oficial no Instagram.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmou a ocorrência e informou que Léo Áquilla estava transitando pela Rodovia Presidente Dutra, na altura do Parque Novo Mundo, localizado na zona norte da capital, no momento em que os disparos foram efetuados. A candidata relatou às autoridades que o autor dos disparos era um homem que simulou uma colisão para induzir a candidata e seu assessor a pararem e saírem do carro.
Após a saída do veículo, o suspeito retornou e disparou contra Léo Áquilla, fugindo em seguida. Tanto a candidata quanto seu assessor não sofreram ferimentos, segundo informações da Secretaria. A perícia foi acionada para investigar a cena do crime e o caso foi registrado como tentativa de homicídio no 73º Distrito Policial, localizado em Jaçanã. As autoridades policiais estão realizando diligências com o intuito de identificar o autor dos disparos e esclarecer as circunstâncias do incidente.
O Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) tem produzido relatórios trimestrais para documentar casos de violência direcionados a lideranças políticas brasileiras, baseando-se em dados coletados por meio de mídias impressas, eletrônicas e digitais. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 59 casos de violência política em todo o Brasil, representando o menor número desde 2019. No entanto, no período de abril a junho, foram constatados 128 casos, com São Paulo se destacando entre os estados com o maior número de ocorrências, contabilizando 21 casos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




