A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana divulgou uma expressiva redução de 92% nos casos de dengue registrados no município durante o mês de agosto. Segundo dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica (VIEP-SMS) na última quinta-feira (05/09/2024), no Comitê de Combate às Arboviroses, o número de exames positivos para a doença caiu de 331 em julho para 26 em agosto.
Este resultado é atribuído ao esforço contínuo da Prefeitura, que tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. As ações incluem a utilização das motos fumacê, que têm sido implementadas em bairros estratégicos para eliminar focos do mosquito, principalmente em áreas com maior incidência de criadouros.
Durante o primeiro semestre deste ano, mais de meio milhão de visitas foram realizadas pelos agentes de endemias. Esse trabalho abrange tanto a orientação da população quanto o bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito. Entre as medidas aplicadas, destaca-se a utilização de larvicidas em locais de água parada, como parte do trabalho perifocal.
Carlita Correia, coordenadora da VIEP, avaliou os esforços realizados e enfatizou a necessidade de continuidade das ações. “A redução significativa dos casos de dengue reflete as medidas intensificadas de combate ao Aedes aegypti. No entanto, é fundamental continuar com essas ações e a colaboração da população é crucial. Manter os ambientes livres de criadouros e buscar atendimento médico aos primeiros sintomas são medidas essenciais. A detecção precoce evita complicações e garante um tratamento eficaz”, afirmou.
A SMS reforça a orientação para que, ao identificar sintomas como dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar e febre, a população procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Em casos mais graves, é recomendado buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Policlínicas Municipais.
Os exames para diagnóstico da dengue são disponibilizados gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio, sendo realizado por demanda espontânea.










Deixe um comentário