O Circo di SóLadies|NemSóLadies, grupo que celebra uma década de atuação na palhaçaria feminista, está promovendo uma série de atividades para marcar este marco importante. A mais recente iniciativa inclui uma colaboração com a Cia Fundo Mundo, uma companhia circense composta exclusivamente por pessoas trans, travestis e não-binárias.
Na quarta-feira (11/09/2024), às 20 horas, o grupo transmitirá uma entrevista exclusiva com a Cia Fundo Mundo através de seu canal no YouTube. Esta entrevista abordará a arte criada por indivíduos trans e não-binários, promovendo a discussão sobre a desigualdade de gêneros na cena circense.
O Circo di SóLadies|NemSóLadies, fundado por Kelly Lima, Verônica Mello e Theo Oliveira, utiliza a arte como uma ferramenta para reflexão e empoderamento. O grupo, ativo principalmente nas redes sociais e no projeto Inter.Viu, também colabora com outros coletivos de palhaçaria e circo.
A Cia Fundo Mundo, estabelecida em 2017 e sediada em São Paulo, tem contribuído para o debate sobre diversidade na cena circense brasileira. O grupo realiza atividades formativas como o documentário “Circo em Transição” e o e-book homônimo, destacando sua atuação no cenário cultural.
Esta ação faz parte do projeto “Dez Anos de Palhaçaria Feminista”, que recebeu apoio do edital Lei Paulo Gustavo e conta com o financiamento do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura. O projeto inclui uma série de entrevistas com pesquisadoras e artistas feministas, que serão disponibilizadas no YouTube e posteriormente publicadas em um e-book gratuito no site do Circo di SóLadies|NemSóLadies. A equipe do projeto, predominantemente composta por mulheres e pessoas transgêneras, visa destacar a diversidade e combater a desigualdade de gêneros no setor artístico.









Deixe um comentário