O desembargador Antonio Adonias Aguiar Bastos, integrante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, tomou posse na Academia de Letras Jurídicas da Bahia na noite de quarta-feira (25/09/2024). Ele assume a Cadeira de número 10, anteriormente ocupada pelo advogado e professor Dylson da Hora Dória, falecido em 2023. Dylson da Hora Dória foi um dos fundadores da Academia, além de ter sido Procurador-Geral do Estado da Bahia, deixando um legado com diversas publicações científicas e livros voltados ao Direito.
Antonio Adonias enfatizou, em sua fala, o compromisso com o aprimoramento e a difusão do conhecimento jurídico, destacando a Academia como uma instituição de referência para o desenvolvimento das letras jurídicas no Brasil. O desembargador ressaltou a importância de fortalecer a atuação acadêmica e profissional voltada para o estudo do Direito, reforçando sua intenção de contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da área.
Adonias é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também obteve os títulos de Mestre e Doutor em Direito. Sua formação inclui períodos de estudos em instituições internacionais, como a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, e a Faculdade de Direito da Universidade de Graz, na Áustria. O desembargador também é membro de diversas entidades jurídicas, entre elas o Instituto Brasileiro de Direito Processual, o Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal e a Associação Brasiliense de Direito Processual.
Além de sua atuação no magistério, Antonio Adonias foi presidente da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual (ANNEP) entre 2021 e 2023, instituição que ajudou a fundar. O desembargador possui livros e artigos publicados, além de compor o corpo editorial de periódicos especializados em Direito Processual. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela contribuição para o desenvolvimento de estudos processuais e a formação de novos juristas.
A Academia de Letras Jurídicas da Bahia, fundada em 7 de dezembro de 1983, é composta por 40 membros, todos juristas de notório saber e prestígio. A instituição tem como objetivo promover o estudo do Direito em suas diversas áreas, além de fomentar a interdisciplinaridade com outros ramos do conhecimento. A ocupação da Cadeira de número 10 por Antonio Adonias reforça o compromisso da Academia com a continuidade do trabalho de referência na pesquisa e na produção jurídica.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




