Na semana passada, a equipe da Embasa detectou uma ligação clandestina de água em um sítio situado na zona rural de Pintadas, município na região de Nova Fátima. A irregularidade consistia em um desvio na tubulação da rede pública, o que resultou na retirada de água sem registro adequado de consumo. Segundo estimativas da Embasa, o volume desviado foi de cerca de 140 mil litros por mês, somando aproximadamente 1,68 milhões de litros ao longo de um ano.
O gerente da Embasa na região, Josué Rios, explicou que o volume desviado seria suficiente para abastecer 280 famílias com um consumo médio de 6 mil litros mensais. Após a remoção da fraude, o consumo registrado no sítio foi de 52 mil litros de água em aproximadamente dez dias.
O proprietário do sítio foi notificado e multado em decorrência da irregularidade. Além disso, um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia, uma vez que o furto de água é considerado crime segundo o Código de Processo Penal.
Este ano, a Embasa já localizou e desmantelou mais de 20 fraudes de consumo de água na região de Nova Fátima, com a recuperação de quase 2,8 milhões de litros. As multas aplicadas resultaram em uma recuperação financeira superior a R$ 33 mil.
Salen Brito, gerente comercial da Embasa, destacou a importância das ações contra as ligações clandestinas:
“O mais importante deste trabalho de combate às ligações clandestinas é assegurar que a água tratada chegue a quem precisa e seja usada por quem está com a situação regular junto à Embasa. Quem faz um ‘gato’ gasta água em excesso, prejudicando o abastecimento de quem é correto e está com suas contas em dia.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




