Feira de Santana será palco da Mostra de Cinemas Negros – Espelho D’Água, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro de 2024. O evento, que será realizado em três diferentes espaços da cidade, tem como objetivo fortalecer as identidades negras e promover expressões cinematográficas brasileiras, especialmente na região do Portal do Sertão. A programação inclui sessões de curtas-metragens e atividades formativas, como rodas de conversa e workshops voltados para o audiovisual e as relações étnico-raciais.
O público poderá participar gratuitamente de todas as atividades, que serão realizadas no Casarão Olhos D’Água, no Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann e no Miss Brown Café. Além das exibições de filmes, a Mostra oferece espaços para trocas de experiências no campo artístico e audiovisual. Serão realizados workshops e rodas de conversa com especialistas no tema, e as inscrições podem ser feitas online através do site ou perfil da Mostra no Instagram (@mostraespelhodagua).
A programação tem início nesta terça-feira (24/09/2024) com a sessão de abertura no Casarão Olhos D’Água, às 19 horas, seguida de exibições e bate-papos ao longo dos quatro dias de evento. No dia 25, haverá um workshop sobre storyline e criação de imaginários negros com Clarissa Brandão, das 14h às 17h, no Casarão Olhos D’Água. Às 17h30 e 19h, serão realizadas sessões de filmes no Teatro do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, seguidas de discussões com o público.
No dia 26, uma roda de conversa intitulada “Cinemas Negros na Bahia” será conduzida por Ianca Oliveira, Juan Rodrigues e Lecco França, das 14h às 16h, no Casarão Olhos D’Água. No mesmo dia, mais duas sessões e bate-papos ocorrerão no Miss Brown Café às 17h30 e 19h. Já no dia 27, Daniel Sal ministrará o workshop “Cinevlog: Um Roteiro Quase Original” no Casarão Olhos D’Água, das 14h às 17h. O evento será encerrado no Miss Brown Café às 20h, com uma apresentação da Banda Fuá dos Cumpadi.
A Mostra de Cinemas Negros – Espelho D’Água é parte dos projetos contemplados pelos “Editais Paulo Gustavo”, com apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana. Esses editais foram criados como uma ação emergencial para o setor cultural, em cumprimento à Lei Complementar nº 195 de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, que visa promover o fomento à cultura no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




