O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS) avançou com o recebimento do primeiro carregamento de trilhos no canteiro de obras localizado no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Na tarde de segunda-feira (16/09/2024), quatro carretas chegaram à capital baiana, transportando as primeiras barras de trilhos para a obra. Até quinta-feira (19), mais quatro carretas devem desembarcar na cidade, totalizando 369 barras de trilhos que serão utilizadas na implantação do sistema de transporte.
Além dos trilhos, o projeto conta com a aquisição de um conjunto de equipamentos, incluindo sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e sistemas de telecomunicações, fruto de uma negociação entre o Governo da Bahia e o Estado do Mato Grosso. O investimento total para essa aquisição é de R$ 106 milhões. A entrega desses materiais seguirá um cronograma planejado, com etapas programadas até março de 2025.
A diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, destacou que a compra dos materiais gerou uma economia significativa para o governo estadual. Segundo ela, os equipamentos adquiridos estão em perfeitas condições de uso e foram tecnicamente atestados, gerando uma economia de cerca de R$ 70 milhões em comparação com os custos do mercado.
“Se tivéssemos que comprar esses itens diretamente no mercado, o valor gasto seria muito maior”, explicou a diretora.
O VLT de Salvador será composto por três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras, e de Águas Claras à orla de Piatã. O percurso total do modal será de 36,4 quilômetros e contará com 34 paradas, distribuídas ao longo dos três lotes da obra, que têm orçamento superior a R$ 5 bilhões. O novo sistema de transporte visa oferecer mais agilidade e eficiência, e será um vetor de desenvolvimento econômico para as áreas por onde passará.
Moradores das regiões diretamente impactadas pela obra expressaram suas expectativas em relação ao VLT. Jonas Pereira, balconista e morador do Subúrbio há 42 anos, disse estar ansioso para utilizar os novos trens. Ele comentou sobre a importância do projeto para os habitantes da área, destacando a expectativa por mais agilidade e conforto no transporte. Outro depoimento foi o da funcionária pública Tatiana Lima, que aguarda com otimismo a conclusão do VLT. Para ela, a obra vai impactar positivamente a mobilidade urbana, reduzindo o tempo de deslocamento e oferecendo um modal adequado às condições climáticas da região.
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