Governo da Bahia recebe primeiro carregamento de trilhos para o VLT de Salvador e RMS

Carregamento de trilhos chega ao canteiro de obras do VLT de Salvador, marcando mais um avanço na implantação do novo sistema de transporte.
Carregamento de trilhos chega ao canteiro de obras do VLT de Salvador, marcando mais um avanço na implantação do novo sistema de transporte.

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana (RMS) avançou com o recebimento do primeiro carregamento de trilhos no canteiro de obras localizado no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Na tarde de segunda-feira (16/09/2024), quatro carretas chegaram à capital baiana, transportando as primeiras barras de trilhos para a obra. Até quinta-feira (19), mais quatro carretas devem desembarcar na cidade, totalizando 369 barras de trilhos que serão utilizadas na implantação do sistema de transporte.

Além dos trilhos, o projeto conta com a aquisição de um conjunto de equipamentos, incluindo sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e sistemas de telecomunicações, fruto de uma negociação entre o Governo da Bahia e o Estado do Mato Grosso. O investimento total para essa aquisição é de R$ 106 milhões. A entrega desses materiais seguirá um cronograma planejado, com etapas programadas até março de 2025.

A diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, destacou que a compra dos materiais gerou uma economia significativa para o governo estadual. Segundo ela, os equipamentos adquiridos estão em perfeitas condições de uso e foram tecnicamente atestados, gerando uma economia de cerca de R$ 70 milhões em comparação com os custos do mercado.

“Se tivéssemos que comprar esses itens diretamente no mercado, o valor gasto seria muito maior”, explicou a diretora.

O VLT de Salvador será composto por três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras, e de Águas Claras à orla de Piatã. O percurso total do modal será de 36,4 quilômetros e contará com 34 paradas, distribuídas ao longo dos três lotes da obra, que têm orçamento superior a R$ 5 bilhões. O novo sistema de transporte visa oferecer mais agilidade e eficiência, e será um vetor de desenvolvimento econômico para as áreas por onde passará.

Moradores das regiões diretamente impactadas pela obra expressaram suas expectativas em relação ao VLT. Jonas Pereira, balconista e morador do Subúrbio há 42 anos, disse estar ansioso para utilizar os novos trens. Ele comentou sobre a importância do projeto para os habitantes da área, destacando a expectativa por mais agilidade e conforto no transporte. Outro depoimento foi o da funcionária pública Tatiana Lima, que aguarda com otimismo a conclusão do VLT. Para ela, a obra vai impactar positivamente a mobilidade urbana, reduzindo o tempo de deslocamento e oferecendo um modal adequado às condições climáticas da região.


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