No último final de semana, os Jogos Escolares da Bahia (JEB’s) 2024 definiram os campeões das modalidades coletivas e individuais que se classificarão para os Jogos da Juventude 2024. As competições, realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez, contaram com a participação de mais de 80 escolas representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia, após seis etapas classificatórias interterritoriais.
Os campeões de basquete, handebol e voleibol, tanto no naipe masculino quanto no feminino, garantiram suas vagas para os Jogos da Juventude 2024, que ocorrerão em João Pessoa, Paraíba, entre 13 e 28 de novembro. No basquete feminino, a Escola SEB Sartre Itaigara, de Salvador, venceu o IFBA de Juazeiro, enquanto o Instituto Saber e Cultura, de Eunápolis, garantiu a classificação no masculino após vencer o Colégio Maristas, de Salvador. No handebol, o Colégio Estadual Lomanto Junior, de Juazeiro, e o Colégio Estadual John Kennedy, de Nova Viçosa, conquistaram os títulos nos naipes masculino e feminino, respectivamente, superando o Colégio Nobre e o IFBA. O voleibol masculino será representado pelo Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo Magalhães, que venceu o CETEP, e o Colégio Maristas, de Salvador, garantiu a vaga no feminino após vencer o Colégio de Tempo Integral Santo Estevão.
Além das modalidades coletivas, o xadrez também teve destaque, com Stefany Lorrane Coelho, do IFBA de Juazeiro, e Françoar Araújo, do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, sendo os campeões nas categorias feminina e masculina, respectivamente.
Nas categorias de 12 a 14 anos, já classificados para a etapa nacional, a Escola SEB Sartre Nobel, de Salvador, destacou-se ao vencer no basquete masculino e feminino, e o Colégio Militar de Salvador conquistou os títulos no voleibol. No handebol, o Colégio Estadual Rotary, de Juazeiro, e a Escola Municipal 2 de Julho, de Salvador, foram os campeões masculino e feminino. No futsal, o Complexo Integrado de Educação de Caetité venceu no feminino e a Escola SEB Sartre Itaigara, de Salvador, no masculino. No xadrez, Steffany Santos, do SESI Milton Santos, de Salvador, e Ian Zac, do Colégio Armando Xavier de Oliveira, de Jacobina, foram os campeões nas categorias feminina e masculina, respectivamente.
Os Jogos Escolares da Bahia são organizados pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).










Deixe um comentário