Paralimpíadas 2024: Jerusa Geber conquista ouro nos 100 metros e marca novo recorde mundial

Jerusa Geber, de 42 anos, destacou-se no Campeonato Paralímpico ao conquistar a medalha de ouro nos 100 metros da classe T11, superando a chinesa Cuiqing Liu, que obteve a prata com 12s04, e a brasileira Lorena Spoladore, que terminou com o bronze ao registrar 12s14. Esta foi a primeira vez que Jerusa alcançou o lugar mais alto do pódio em uma competição paralímpica, após ter conquistado duas pratas e dois bronzes em edições anteriores, nas edições de Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020.

Na semifinal da prova, Jerusa estabeleceu um novo recorde mundial ao completar a distância em 11s80, quebrando sua própria marca anterior de 11s83, registrada no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Jerusa é uma das quatro velocistas cegas na história a completar os 100 metros em menos de 12 segundos, ao lado das chinesas Cuiqing Liu e Guohua Zhou, e da britânica Libby Clegg. Outras atletas brasileiras, como Lorena Spoladore, que marcou 12s02 em 2019, e Terezinha Guilhermina, com 12s10 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, também se aproximaram dessa marca.

O último ciclo paralímpico consolidou Jerusa como uma das principais velocistas da classe T11. Após obter a medalha de bronze nos 200 metros em Tóquio 2020, ela conquistou ouro nos 100 metros e 200 metros no Mundial de Paris 2023, e repetiu a dose nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. No Mundial de Kobe 2024, Jerusa também ganhou ouro nos 100 metros e bronze nos 200 metros.

Jerusa nasceu totalmente cega devido a um glaucoma congênito e passou por cirurgias que lhe permitiram enxergar parcialmente. Aos 18 anos, perdeu completamente a visão novamente e conheceu o esporte paralímpico aos 19 anos, a convite de um amigo deficiente visual.

Lorena Spoladore, por sua vez, perdeu a visão gradativamente devido a glaucoma congênito. A mudança da família para Goiânia visava tratamento, mas, aos 4 anos, a visão de Lorena estava comprometida em 95%, e aos 6 anos, tornou-se totalmente cega.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading