A Prefeitura de Feira de Santana apresentou nesta quinta-feira (19/09/2024), os resultados de seus investimentos em saúde pública ao longo dos últimos quatro anos, destacando o aporte de R$ 1,8 bilhões na área. A coletiva de imprensa virtual contou com a participação do prefeito Colbert Martins Filho, da secretária de Saúde Cristiane Campos, da presidente da Fundação Hospitalar Gilberte Lucas e de outros coordenadores da pasta.
Durante a apresentação, foi detalhado que, apenas neste ano, foram destinados R$ 527 milhões para a ampliação, modernização e melhoria da infraestrutura da rede de saúde. O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou que os investimentos refletem o compromisso da gestão com a qualidade e a humanização dos serviços de saúde.
“Nosso foco sempre foi garantir atendimento de excelência e acesso a cuidados essenciais para a população”, afirmou Martins Filho.
O balanço revelou que a Atenção Primária de Saúde, essencial para a prevenção e tratamento de doenças iniciais, realizou mais de 490 mil atendimentos entre janeiro e 13 de setembro deste ano. A secretária Cristiane Campos destacou a expansão dos serviços e especialidades, com ênfase em diabéticos e idosos, dois grupos com grande demanda.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as sete policlínicas municipais também tiveram papel relevante, com mais de 2,2 milhões de atendimentos de urgência e emergência neste ano. No entanto, a Prefeitura enfrenta desafios relacionados ao elevado número de pacientes aguardando transferência para unidades hospitalares, um processo regulado pelo Governo do Estado.
No campo da vacinação, em 2024, foram imunizadas mais de 300 mil pessoas, elevando o total de vacinados nos últimos quatro anos para mais de 2 milhões. A Prefeitura tem intensificado campanhas de vacinação, principalmente para crianças, idosos e grupos de risco.
Em relação ao combate à dengue, Feira de Santana obteve uma redução de 92% nos casos em agosto de 2024, graças às ações intensificadas, como a utilização de motos fumacê em áreas críticas. Além disso, a modernização dos serviços de saúde foi reforçada pelo aplicativo Feira Conectada, que possibilitou mais de 314 mil marcações de consultas e exames em 2024.
A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) distribuiu mais de 16 milhões de unidades de medicamentos neste ano, beneficiando pacientes com diversas condições de saúde, como diabetes e hipertensão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




