Após falha em aeronave com presidente Lula, Governo discute compra de novo avião, diz mídia

Integrantes do governo federal indicaram que o incidente ocorrido com a aeronave que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retornava do México na terça-feira (01/10/2024), reabriu as discussões sobre a aquisição de um novo avião oficial. O episódio fez com que as autoridades considerassem a compra como uma medida necessária, embora a implementação da proposta enfrente desafios orçamentários significativos. De acordo com a reportagem da Folha de S.Paulo, a expectativa é que os recursos para a nova compra sejam alocados pelo Ministério da Defesa. Contudo, a pasta já declarou ter enfrentado uma redução de aproximadamente 47% nas receitas discricionárias nos últimos dez anos, o que dificulta a viabilidade financeira da aquisição.

Auxiliares do presidente sustentam a necessidade de um novo avião, alegando que a compra não apenas atenderia às exigências logísticas do governo, mas também beneficiaria outros Poderes da República, que também utilizam aeronaves oficiais. Durante o ano passado, o presidente Lula havia solicitado que a Aeronáutica apresentasse opções para a nova aquisição. No entanto, o plano militar mais viável envolve a compra de um avião usado, com a configuração VIP. O modelo Airbus A330 tem sido apontado como o mais desejado, dada sua capacidade e adaptabilidade às necessidades da presidência.

Contudo, um membro da equipe de segurança do presidente expressou preocupações quanto à dificuldade em encontrar um avião usado que exija mínimas adaptações para cumprir as especificações do governo brasileiro. A necessidade de modificações pode, portanto, complicar ainda mais o processo de aquisição. Na última terça-feira, a aeronave que transportava Lula apresentou falhas enquanto sobrevoava a cidade do México, resultando em um tempo de voo superior a quatro horas, durante o qual a equipe decidiu queimar combustível antes de retornar ao ponto de partida.

O presidente Lula estava no México para participar da posse de Claudia Sheinbaum, sua homóloga, e anteriormente havia mantido uma agenda intensa de compromissos com empresários e autoridades mexicanas.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading