Bahia lidera atração de turistas estrangeiros, acima da média nacional, diz pesquisa

A Bahia apresentou um crescimento de 58,5% no número de turistas internacionais que visitaram o estado entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Enquanto o crescimento nacional foi de 12%, a Bahia se consolida como o principal destino de entrada de visitantes estrangeiros no Nordeste do Brasil.

De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal, a Bahia recebeu 94.703 turistas internacionais nos nove primeiros meses deste ano, um acréscimo de 33 mil em relação ao Ceará, que ocupa a segunda posição com 61.700 visitantes estrangeiros. Em 2023, o estado havia registrado 59.754 turistas internacionais, demonstrando que, até setembro de 2024, houve um aumento de 35 mil visitantes.

A ampliação da participação da Bahia no mercado internacional de turismo é uma das prioridades da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). As estratégias adotadas pela secretaria incluem a captação de novos voos, a capacitação de profissionais do setor em relação aos atrativos da Bahia e a promoção do destino em feiras internacionais. A Setur-BA visa consolidar a presença do estado no cenário global do turismo.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou as conexões aéreas do estado.

“Na América do Sul, estamos conectados a Buenos Aires, Córdoba, Santiago e Montevidéu. Na Europa, temos voos diretos para Lisboa, Madri e Paris, este último pela sua conexão com mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África. Além disso, foi confirmada a segunda temporada das linhas fretadas de Varsóvia. A Bahia está mais próxima do mundo”, afirmou.

O gerente de Marketing e Negócios do Salvador Bahia Airport, Marcus Campos, ressaltou a colaboração entre o governo estadual, o aeroporto de Salvador e o setor turístico na atração de voos internacionais.

“Graças ao trabalho conjunto, temos nos destacado na atração de voos internacionais, liderando o número de companhias aéreas e rotas no Nordeste”, completou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading