Em partida válida pela semifinal da Copa Libertadores, o Botafogo derrotou o Peñarol por 5 a 0 na quarta-feira (23/10/2024), no Estádio Nilton Santos, e se aproximou de uma vaga inédita na final do torneio. Com gols de Savarino (dois), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus, todos no segundo tempo, o time carioca construiu uma vantagem confortável para o jogo de volta, que será realizado no dia 30 de outubro, em Montevidéu. Com este resultado, o Botafogo pode até perder por quatro gols de diferença que ainda estará classificado para a decisão.
Na presença de mais de 42 mil torcedores, o Botafogo encontrou dificuldades no primeiro tempo, enfrentando uma defesa bem postada do Peñarol, que adotou uma postura defensiva e buscou explorar os contra-ataques. A primeira etapa teve poucas oportunidades claras de gol para ambas as equipes. A chance mais perigosa dos visitantes ocorreu aos 24 minutos, quando o goleiro Lucas Perri foi exigido em chute de fora da área, após uma tabela que deixou a defesa carioca desprotegida. O Botafogo respondeu nos minutos finais, com duas investidas de Luiz Henrique, que exigiram boas defesas do goleiro Aguerre.
O panorama mudou drasticamente no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, Luiz Henrique encontrou Savarino em posição privilegiada na grande área, e o venezuelano finalizou com precisão para inaugurar o marcador. O gol inicial abriu caminho para uma sequência avassaladora do time carioca, que ampliou a vantagem aos nove minutos com Alexander Barboza, aproveitando um rebote após cobrança de escanteio.
A superioridade do Botafogo continuou evidente, e o terceiro gol veio aos 13 minutos. Em nova jogada pela direita, Luiz Henrique acionou Vitinho, que fez o passe para Savarino concluir. O goleiro Aguerre ainda tentou defender, mas a bola escapou, confirmando o segundo gol de Savarino na partida. A equipe do Peñarol, já desorganizada, não conseguiu reagir ao ímpeto do adversário.
Aos 27 minutos, em mais um contra-ataque rápido, Savarino deu assistência para Luiz Henrique, que invadiu a área e finalizou com categoria, encobrindo o goleiro adversário para marcar o quarto gol. A pressão botafoguense foi coroada aos 33 minutos, quando Igor Jesus aproveitou a defesa parcial de Aguerre após chute de Almada e cabeceou para o fundo das redes, consolidando a goleada por 5 a 0.
Com o resultado, o Botafogo leva ampla vantagem para o jogo de volta em Montevidéu, onde poderá administrar a vantagem e garantir a classificação para a final da Libertadores. A equipe alvinegra busca seu primeiro título no torneio continental e confia no retrospecto positivo na temporada para alcançar esse feito histórico.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




