O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, será homenageado postumamente com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2024, concedido pela Câmara dos Deputados. A indicação foi realizada pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), responsável pela organização da premiação. A homenagem será concedida a Waldir Pires como Patrono na categoria de figura nacional falecida, destacando sua trajetória dedicada à promoção da transparência e à fiscalização das atividades públicas. Advogado e professor, Waldir Pires construiu uma carreira de relevante atuação pública, ocupando cargos de vereador, deputado estadual, secretário de estado, deputado federal, governador, Consultor-Geral da República e ministro em várias pastas, incluindo Defesa, Previdência e Controladoria-Geral da União. Ele faleceu em 22 de junho de 2018.
Além de Pires, a edição de 2024 do prêmio também homenageará o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro dos Santos Júnior, na categoria Governamental – Município, e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), na categoria Governamental – Estado. A Categoria Sociedade Civil reconhecerá Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, por sua atuação em iniciativas de auditoria e controle social sobre a gestão de recursos públicos.
A eleição dos agraciados ocorreu em reunião deliberativa da CFFC na quarta-feira, 30 de outubro, quando os membros da comissão chegaram a um acordo sobre os premiados. A premiação do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública é destinada a honrar e valorizar projetos e iniciativas de destaque na promoção da transparência e na fiscalização de processos financeiros, administrativos e patrimoniais no setor público e na sociedade civil.
A cerimônia de entrega ocorrerá em uma Sessão Solene no plenário da Câmara dos Deputados, marcada para o dia 10 de dezembro. Na ocasião, os agraciados receberão as honrarias, destacando o papel de cada um na contribuição para o fortalecimento da transparência pública no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




