Rodrigo Neves, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi eleito neste domingo (27/10/2024) para um novo mandato como prefeito de Niterói, obtendo 57,2% dos votos válidos. Neves já ocupou o cargo anteriormente, tendo exercido suas funções de 2013 a 2020, totalizando oito anos no posto.
A eleição deste ano não apenas marca o retorno de Rodrigo Neves à prefeitura, mas também consolida a hegemonia de seu grupo político na cidade. O atual prefeito Axel Grael, também membro do PDT, foi vice-prefeito durante os mandatos anteriores de Neves. Para esta eleição, a chapa foi formada com Isabel Swan, do Partido Verde (PV), como candidata à vice-prefeita.
No segundo turno, Rodrigo Neves enfrentou o deputado federal Carlos Jordy, do Partido Liberal (PL), que representa uma ala bolsonarista. Neves conquistou 57,2% dos votos, enquanto Jordy obteve 42,8%. A eleição foi significativa, pois reflete a continuidade do projeto político liderado por Neves e seu partido.
Niterói se posiciona como o quinto maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro. Para as eleições, foram disponibilizados 134 locais de votação, onde 1.485 urnas foram instaladas. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), 410.032 pessoas estavam aptas a votar, com 289.797 comparecendo às urnas.
O segundo turno das eleições municipais ocorre em cidades com mais de 200 mil habitantes quando o vencedor do primeiro turno não alcança 50% mais um dos votos válidos. Embora houvesse a possibilidade de segundo turno em 11 municípios do estado, essa situação foi observada apenas em Niterói e em Petrópolis. Na capital fluminense, pela primeira vez desde 2008, o pleito foi decidido no primeiro turno, com a reeleição de Eduardo Paes, do PSD, que recebeu 60,47% dos votos válidos.
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário