Os “Encontros Petrobras de Música Armorial” acontecem em Salvador com uma série de três espetáculos durante o mês de outubro de 2024, sob a coordenação de Regina Godoy, idealizadora da Mostra Armorial. O evento marca o aniversário de 54 anos do Movimento Armorial, que propõe a união entre o erudito e o popular. O primeiro concerto ocorre no dia 18 de outubro, sexta-feira, com uma apresentação do Duo Ana de Oliveira (violino) e Sérgio Raz (viola de 12 cordas), acompanhados pelo Quarteto de Cordas Metamorfosis, composto por Marco Catto e Ivan Quintana (violinos), Laura Jordão (viola) e Suzana Kato (violoncelo). O concerto será realizado na Igreja Nossa Senhora da Vitória, às 19h. A apresentação revisitará compositores ligados ao movimento, além de trazer novas composições que exploram a versatilidade da música armorial.
No segundo dia do evento, 19 de outubro, sábado, às 18h, a programação segue no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), onde a Camerata Harmonize, composta por 24 músicos, se apresenta sob a regência de Bruna Dantas. O espetáculo será um tributo aos compositores armoriais, reafirmando a fusão entre a música erudita e popular, característica do movimento. O concerto reforça a profundidade das composições armoriais e sua relevância contemporânea.
O encerramento dos encontros acontece no dia 20 de outubro, domingo, às 16h, com um cortejo de maracatu realizado pelo grupo Maracatu Ventos de Ouro, formado por mulheres e liderado por Josy Garcia, fundadora e mestra do grupo. A apresentação começará no Largo da Vitória e seguirá até o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória. O maracatu, ritmo de origem nordestina, é uma das influências mais marcantes na sonoridade da música armorial, e o cortejo será uma homenagem à cultura popular nordestina, que inspirou o movimento.
Após a realização dos eventos em Salvador, a Mostra Armorial 50 seguirá para Natal, no Rio Grande do Norte, onde será inaugurada no dia 1º de novembro na Pinacoteca do Estado, ficando em exibição até 2 de fevereiro de 2025. A mostra é patrocinada pela Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e reafirma a importância do Movimento Armorial na valorização da cultura popular do Nordeste ao unir elementos eruditos e populares em suas manifestações artísticas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




