Estudantes da rede municipal de Feira de Santana aprendem sobre coleta seletiva com atividade interativa

Atividade educativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos visa conscientizar alunos sobre separação correta de resíduos.
Atividade educativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos visa conscientizar alunos sobre separação correta de resíduos.

Na última semana, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Alda Marques participaram de uma atividade promovida pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Feira de Santana (SEMMAM). Denominada “Coleta Seletiva Divertida”, a dinâmica teve como finalidade ensinar sobre a importância da separação correta dos resíduos e da reciclagem, utilizando métodos interativos e lúdicos.

Voltada para crianças dos grupos 3, 4 e 5 da instituição, a atividade transformou o aprendizado sobre coleta seletiva em uma experiência educativa. Utilizando cores e recipientes correspondentes aos diferentes tipos de materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro, metal e resíduos orgânicos, os alunos foram desafiados a identificar e separar corretamente os materiais. A dinâmica incentivou a competição saudável e a cooperação em grupo, elementos que tornaram o aprendizado mais envolvente.

A diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, Thatiana Pamponet Chagas, mencionou que a iniciativa busca alcançar um número maior de escolas no futuro.

“A intenção é realizar essa atividade tanto em escolas públicas quanto particulares, levando a conscientização ambiental para um público ainda maior. A proposta do DPEA é tornar o ensino da coleta seletiva acessível e divertido para todas as crianças, preparando-as para adotar hábitos sustentáveis desde cedo”, afirmou Thatiana.

A diretora também destacou que ações simples, como a separação correta dos resíduos, podem ter um impacto positivo significativo na preservação ambiental.

“Iniciar esse processo educacional com as crianças é uma forma eficaz de criar uma cultura de sustentabilidade que será levada para a vida adulta”, acrescentou.

A participação de engenheiros ambientais e técnicos da SEMMAM foi essencial para assegurar que a dinâmica não fosse apenas educativa, mas também baseada em práticas reais de gestão de resíduos, conectando as informações à vivência cotidiana das crianças. A integração de profissionais qualificados no desenvolvimento da atividade trouxe uma abordagem técnica que complementou a aprendizagem.

Ao final da atividade, as crianças demonstraram compreensão sobre a importância da coleta seletiva e como pequenas ações podem contribuir para um futuro sustentável. Essa iniciativa representa uma forma eficaz de sensibilizar as novas gerações em relação aos desafios ambientais, utilizando uma abordagem lúdica e interativa para transmitir um conhecimento essencial que poderá ser aplicado em suas vidas.


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