Feira de Santana, na Bahia, receberá uma série de atividades culturais entre os meses de novembro e dezembro de 2024, por meio de um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Ministério da Cultura. A programação, que será gratuita, inclui cursos, exposições e palestras voltados para a História da Bahia e do Cangaço, com o objetivo de proporcionar uma maior compreensão sobre esses temas fundamentais para a identidade nordestina.
Os cursos oferecidos abordarão a História da Bahia e a História do Cangaço, com inscrições abertas na plataforma Sympla, onde os interessados podem acessar o cronograma completo. O curso de História da Bahia, coordenado pela professora mestra Marianna Farias, terá início no dia 4 de novembro e contará com aulas ministradas pelas professoras-pesquisadoras Marianna Teixeira Farias e Milena Pinillos Prisco Teixeira, além de professores convidados que irão explorar momentos históricos do estado desde a colonização até a Independência e revoltas populares. Os encontros serão virtuais, com carga horária total de 20 horas, e incluirão discussões sobre a criação do Governo Geral, o sistema escravista, as resistências e o papel das mulheres em eventos decisivos. As aulas serão realizadas nas plataformas Meet e Zoom.
O curso sobre o Cangaço, ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho, terá início em 6 de novembro e abordará as diferentes fases do movimento cangaceiro na Bahia, com ênfase em figuras históricas como Lucas da Feira e seu bando. As aulas irão explorar desde os primeiros bandos em regiões como Brejo do Burgo e Jeremoabo, até o auge do Cangaço, liderado por Lampião, no qual grande parte dos cangaceiros era oriunda da Bahia. O instrutor enfatiza a importância do estudo do Cangaço para a compreensão da formação cultural e histórica do estado.
A partir de 5 de novembro, será inaugurada uma exposição no Mercado de Arte Popular, dedicada ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A mostra, que contará com o acervo do Instituto Flávia Abubakir e curadoria de Daniel Rebouças, Pablo Magalhães e Rafael Dantas, apresentará imagens e textos que retratam o processo de consolidação da independência nacional e suas repercussões na Bahia.
No dia 7 de novembro, às 14h30, a professora doutora Antonietta D’Aguiar Nunes, historiadora, realizará uma conferência sobre a História da Bahia, com foco em Feira de Santana. O evento ocorrerá no Casarão Olhos D’Água, Casa de Cultura, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade local. A conferência será transmitida ao vivo pelo canal do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O projeto cultural é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e conta com o apoio de instituições como o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e Instituto Flávia Abubakir.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




