Nos dias 18 e 19 de outubro de 2024, o Vale do Capão, localizado na Chapada Diamantina, sediará o primeiro Festival Guisado de Saberes, um evento que celebra a arte gastronômica local e oferece aos turistas a oportunidade de experimentar pratos regionais e contemporâneos. O festival faz parte do projeto de Capacitação em Culinária Guisado de Saberes, que visa estimular o empreendedorismo entre mulheres e jovens negros (as) com interesse em culinária, mas que não tiveram a chance de participar de cursos profissionalizantes. A iniciativa busca fortalecer a economia local e promover a inclusão social, ao mesmo tempo em que valoriza as culturas e as pessoas da região.
Um total de 30 estudantes participou de cinco cursos gratuitos realizados entre julho e outubro, nas áreas de técnicas básicas de culinária, gastronomia vegana, baiana, panificação e confeitaria, ministrados por profissionais qualificados. Além dos estudantes, outras pessoas da comunidade também foram impactadas pelo projeto, participando como assistentes ou ouvintes nas aulas.
A fundadora do Abará da Poli e uma das idealizadoras do projeto Guisado de Saberes, Poliana do Anjos, destaca a importância da profissionalização e do domínio de habilidades, afirmando que “a cozinha, com suas práticas e tradições, não é apenas um espaço de alimentação, mas também de criatividade e expressão cultural”. Segundo ela, as experiências culinárias podem desafiar e transformar as narrativas impostas por uma sociedade racista e desigual.
A agricultora e professora de circo Mara Santos ressalta que “os cursos foram uma oportunidade de aprender novas formas de cozinhar e técnicas que ajudam no dia a dia da cozinha”. Elidiane Souza, professora da Escola Comunitária Brilho do Cristal, comenta que o curso de culinária vegana foi uma grande surpresa, afirmando que “é possível criar receitas gostosas e saudáveis sem a utilização da proteína animal”.
O Festival Guisado de Saberes também tem como objetivo principal mostrar os resultados dos cursos, oferecendo um espaço para que as “guisadeiras” vendam suas iguarias, que incluem tanto as receitas aprendidas durante as aulas quanto aquelas que fazem parte de sua tradição cultural. O evento contará com uma feira gastronômica, além de apresentações artísticas, incluindo grupos de circo, danças afro, hip hop e samba, com a participação dos grupos Samba Chula Filhos de Oyò, Quilombo Seabra e Yayá Massemba. O festival será encerrado com o show da banda afrolatina de ska e reggae Skanibais.
O Vale do Capão, também conhecido como Caeté-Açu, é uma vila situada na Chapada Diamantina, no município de Palmeiras, Bahia. A localidade é um destino popular entre turistas que buscam conexão com a natureza e um ambiente tranquilo. O povoado, que abriga visitantes de diversas partes do mundo, tornou-se um espaço cosmopolita, situado a aproximadamente 476 km de Salvador e a 72,5 km de Lençóis, com acesso por estradas adequadas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




