Os preparativos finais para a Operação Eleições no 2° Turno de 2024, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, foram ajustados na manhã desta quinta-feira (24/10/2024) em uma reunião realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O encontro contou com a participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Eleitoral (MPE) e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), além de outras instituições envolvidas na organização e segurança do pleito.
O planejamento de segurança para o 2° turno inclui o emprego de 1.463 agentes das Forças Estaduais de Segurança, compostas por policiais militares, civis e técnicos, além de membros do Corpo de Bombeiros. Essas forças desempenharão diversas funções, como escolta e guarda das urnas, patrulhamento das zonas eleitorais e ações de inteligência para prevenir crimes relacionados ao processo eleitoral, como compra de votos, transporte ilegal de eleitores, propaganda irregular e intimidações.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP funcionará ininterruptamente durante 72 horas, entre os dias 26 e 28 de outubro, com a participação de cerca de 40 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O objetivo é facilitar a troca de informações e a coordenação das ações de segurança para garantir a normalidade do pleito.
No CICC, aproximadamente 100 câmeras de segurança da SSP estarão em operação, algumas equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares, para apoiar as atividades de monitoramento e inteligência. Serão utilizadas também duas Plataformas de Observação Elevada (POE), instaladas em pontos estratégicos de Camaçari, com a finalidade de aprimorar a vigilância.
Em declaração, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a integração das forças de segurança e o TRE durante o 1° turno em toda a Bahia, reiterando o compromisso com a garantia da democracia e do exercício do direito de voto no 2° turno, em Camaçari.










Deixe um comentário