A Fundação Hospitalar de Feira de Santana iniciou oficialmente a campanha Outubro Rosa no último sábado (05/10/2024), com o tema “Todos contra o câncer”. A abertura aconteceu nas unidades de saúde CMPC, CMDI no bairro Baraúnas e no Ambulatório de Saúde da Mulher. A campanha, realizada anualmente, tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento, visando reduzir a mortalidade associada à doença.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, lembrando que mulheres a partir de 40 anos devem buscar atendimento médico e realizar exames preventivos, como mamografias e exames clínicos. Ela mencionou que, em 2023, foram registrados 74 novos casos de câncer de mama, enquanto em 2024, até agosto, já foram identificados 11 novos casos. O diagnóstico precoce, segundo ela, é essencial para aumentar as chances de cura.
A programação de abertura incluiu palestras, atividades de conscientização, como fit dance, e depoimentos inspiradores. Os eventos foram voltados para colaboradores, pacientes e a comunidade em geral. Ao longo do mês de outubro, a equipe multiprofissional da Fundação promoverá uma série de atividades relacionadas à campanha, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher.
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), foram realizados diversos procedimentos, incluindo 114 exames preventivos, 126 ultrassonografias transvaginais, 44 eletrocardiogramas e 25 inserções de DIU. Além disso, foram realizadas 11 consultas com mastologista, 27 consultas ginecológicas, 9 com gastroenterologista, 5 consultas clínicas e 116 atendimentos de enfermagem. Renata Teixeira, assistente social do CMPC, ressaltou que a campanha representa uma oportunidade para oferecer orientações e encaminhamentos para exames e consultas, reforçando a prevenção.
No Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem II (CMDI), no bairro Baraúnas, foram realizados 437 exames, incluindo raio X, eletrocardiograma, ultrassonografias, mamografias e ultrassons de tireoide e abdômen total. A coordenadora do CMDI II, Bruna Lasse, informou que as marcações são feitas presencialmente de segunda a sexta-feira, mediante a apresentação de documento de identidade e cartão SUS. Ela destacou que a abertura da campanha facilitou o atendimento da população que tem dificuldades de comparecer às unidades durante a semana, proporcionando um aumento significativo na demanda.
O Ambulatório de Saúde da Mulher – Dra. Tânia Mota, localizado no bairro Jardim Cruzeiro, também faz parte da campanha e realizou 154 atendimentos especializados em saúde da mulher.
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