A Prefeitura de Feira de Santana avança no fortalecimento da segurança pública com a integração das câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) ao Projeto Vídeo Polícia, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). Esse projeto incorpora tecnologias de reconhecimento facial e identificação de placas veiculares, permitindo que as imagens capturadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do município sejam compartilhadas com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP. A medida faz parte de um conjunto de ações definidas durante a 1ª Reunião de Planejamento do Plano de Atuação Integrada, ocorrida em Salvador, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
Durante o encontro, presidido pela Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), estiveram presentes representantes das Polícias Militar, Civil e Técnica, além dos secretários municipais Saulo Figueiredo, de Prevenção à Violência, e Agostinho Fróes da Motta, de Meio Ambiente, que representaram o prefeito Colbert Martins Filho. Também participou o coordenador do Serviço de Abordagem Social, Rafael Estrela. As discussões envolveram a definição de medidas para o aprimoramento da segurança local, com destaque para a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) em inteligência policial, a ser promovida pela Superintendência de Inteligência (SI) da SSP.
Fortalecimento da Guarda Civil Municipal
Uma das principais decisões foi a doação de armamentos pela Polícia Militar à Guarda Civil Municipal, com o objetivo de incrementar a capacidade de atuação da corporação no combate à criminalidade. A capacitação em inteligência policial, que será oferecida pela SI, visa aprimorar o conhecimento técnico da GCM, capacitando seus agentes para uma resposta mais eficiente às demandas de segurança no município. O secretário Saulo Figueiredo destacou que a parceria com a SSP amplia significativamente a capacidade de monitoramento e resposta a ocorrências, fortalecendo o papel da Guarda Civil na proteção da comunidade.
Ações integradas e operações conjuntas
A intensificação de operações conjuntas foi outro ponto central da reunião, com foco em áreas prioritárias identificadas pela Seprev e pelas unidades regionais das polícias. As ações serão direcionadas ao combate ao tráfico de drogas e à poluição sonora, buscando melhorar a segurança em locais que demandam maior atenção. O secretário Saulo Figueiredo ressaltou a importância da atuação coordenada com as forças de segurança estaduais para garantir a eficiência e abrangência das operações. Ele também informou que técnicos da SSP visitarão a Seprev e o CCO para operacionalizar a integração dos sistemas de monitoramento.
Propostas de ampliação das ações de segurança
A SSP sinalizou positivamente para a cooperação técnica no planejamento da construção de um grupamento especial da Guarda Municipal e de uma coordenadoria de inteligência no âmbito da Seprev. Além disso, a análise jurídica para viabilizar a doação de armamentos e equipamentos da SSP à Guarda Municipal encontra-se em andamento, visando o fortalecimento estrutural da corporação.
Entre as ações sugeridas pelo prefeito Colbert Martins Filho está a intervenção integrada em quatro bairros, com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal. O plano prevê a realização de serviços de saúde, educação, moradia e assistência social, além de operações para combater o comércio de drogas em áreas estratégicas e o uso de suporte tecnológico para evitar o roubo de celulares. Uma das medidas já implementadas foi a realização de uma operação no Conjunto Penal de Feira de Santana, como parte das propostas apresentadas pelo prefeito em reunião anterior com o governador Jerônimo Rodrigues.
Presenças e participação no planejamento
A reunião de planejamento contou com a participação de 23 representantes de diversos órgãos e autoridades da SSP, incluindo membros da Superintendência de Inteligência (SI), Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Comandos de Operações Policiais Militares (COPPM) e de Policiamento Regional (CPR) Leste. Estiveram presentes, ainda, representantes do Departamento de Polícia do Interior (Depin), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Diretoria do Interior (Recôncavo) do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




