O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o sistema previdenciário brasileiro precisa melhorar sua arrecadação e combater isenções indevidas. Em entrevista concedida durante o programa “Bom Dia, Ministro”, coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Lupi ressaltou que é necessário cobrar grandes dívidas à Previdência e aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada. O foco, segundo o ministro, é eliminar as isenções que ainda persistem na economia e garantir que as dívidas de mais de R$ 300 bilhões sejam cobradas.
Lupi explicou que é fundamental incentivar trabalhadores autônomos e de aplicativos a confiarem no sistema previdenciário, o que poderia resultar no aumento da arrecadação. Ele afirmou que o regime previdenciário é uma forma de compensação, onde os trabalhadores ativos sustentam aqueles que já se aposentaram. Para o ministro, essa obrigação deve ser compartilhada por todos que têm condições de contribuir, e é necessário garantir que os grandes devedores da Previdência assumam suas responsabilidades.
Entre as iniciativas do Ministério da Previdência, Lupi mencionou o uso da telemedicina para atender segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). Segundo ele, entre os meses de abril e maio deste ano, mais de 15 mil atendimentos foram realizados por meio dessa ferramenta. A telemedicina tem sido uma solução para localidades que enfrentam ausência de peritos médicos ou tempos de espera elevados para perícias. O ministro destacou que a iniciativa está encurtando distâncias e permitindo que o atendimento alcance cidadãos que enfrentam dificuldades para se locomover até grandes centros.
Além da telemedicina, o Governo Federal também tem promovido mutirões de atendimento em áreas remotas, segundo Lupi. Esses mutirões envolvem o envio de funcionários para regiões com alta demanda de atendimento do INSS, com o objetivo de reduzir filas e agilizar os serviços. O ministro afirmou que os novos concursos para a contratação de médicos peritos serão direcionados às regiões com maior necessidade de atendimento, buscando reduzir a carência de profissionais especializados.
Outro destaque feito por Lupi foi o serviço Prevmóvel, que leva atendimento da Previdência Social para moradores de bairros que não possuem agência. Através de vans equipadas com computadores e funcionários, o Prevmóvel facilita o acesso da população a serviços previdenciários, permitindo que o cidadão seja atendido diretamente em sua comunidade, sem a necessidade de grandes deslocamentos. O ministro também celebrou o sucesso da ferramenta “Meu INSS”, aplicativo que já responde por 70% dos pedidos de serviços da Previdência. Ele ressaltou que a plataforma está passando por melhorias para tornar o acesso ainda mais eficiente.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




