Ministro das Relações Exteriores detalha operação de resgate de brasileiros no Líbano

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concedeu entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” na quarta-feira (09/10/2024), para detalhar o andamento da Operação Raízes do Cedro, que visa o resgate de brasileiros da zona de conflito no Líbano. A operação, organizada pelo Governo Federal, já realizou dois voos, trazendo ao Brasil 456 pessoas e seis animais domésticos. Um terceiro voo está programado para decolar de Beirute, aumentando o número de brasileiros resgatados. De acordo com o ministro, a expectativa é que cerca de três mil brasileiros possam ser evacuados durante o processo, em uma operação que já supera em volume e complexidade ações anteriores, como a realizada na Faixa de Gaza em 2023.

A operação foi ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta ao conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que afeta a região do Líbano. Além do Ministério das Relações Exteriores, participam do esforço humanitário o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB), responsáveis pela logística da operação. A prioridade de resgate é dada a mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. As aeronaves utilizadas no resgate também têm sido aproveitadas para o envio de insumos de saúde ao país, como medicamentos, seringas e outros donativos, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O ministro também abordou a posição diplomática do Brasil em relação ao conflito no Oriente Médio, reforçando o compromisso do país com a promoção do diálogo e da paz. Vieira condenou os atos de violência que deram origem ao conflito e a resposta desproporcional das partes envolvidas. Além disso, destacou o número significativo de vítimas e desabrigados na região, enfatizando a necessidade de uma solução pacífica para a crise.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading