O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lançará em Washington uma plataforma destinada a impulsionar os investimentos internacionais em economia verde, com foco em projetos ambientais e sociais. A iniciativa integra a programação das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, nas quais também serão abordados financiamentos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Fernando Haddad, acompanhado pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participará das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, que ocorrerão de 22 a 24 de outubro. Além das reuniões das instituições financeiras, Washington sediará a quarta reunião dos ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias mundiais, a União Europeia e a União Africana.
A visita à capital norte-americana ocorrerá em um momento importante para a liderança brasileira no G20, já que o Brasil preside o grupo até o final de novembro. Esta será a última reunião ministerial antes da cúpula do G20 em novembro, que acontecerá no Rio de Janeiro. No mês seguinte, a presidência do grupo será transferida para a África do Sul.
O lançamento oficial da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica está previsto para quarta-feira (23), às 9h (horário local), com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A plataforma visa promover projetos sustentáveis no Brasil, buscando atrair financiamento internacional para iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
No mesmo dia, Haddad presidirá uma mesa de discussões do FMI sobre a dívida global soberana, um tema de relevância crescente para os países em desenvolvimento, especialmente frente ao impacto de taxas de juros elevadas nos Estados Unidos. O ministro já havia participado, em junho, de uma conferência sobre o endividamento de nações emergentes, realizada no Vaticano.
Ainda na agenda de quarta-feira, o ministro participará de reuniões fechadas com o FMI e o Banco Mundial. Na véspera, terça-feira (22), Haddad terá um encontro bilateral com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, para tratar do Fundo Internacional para a Preservação de Florestas, proposto pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), realizada em Dubai. Marina Silva também poderá integrar a reunião para discutir os detalhes da proposta.
Encontros com agências de risco e outros compromissos
Na terça-feira (22), Haddad terá uma reunião com representantes da agência de classificação de risco Fitch Ratings. A conversa ocorre em um contexto de avaliação do risco soberano brasileiro por agências internacionais, com quem o ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já haviam se reunido em setembro, em Nova York, para discussões com a Standard & Poor’s e a Moody’s.
A agenda de quinta-feira (24) incluirá debates sobre a trilha financeira do G20, durante os quais os ministros das Finanças e os presidentes de Bancos Centrais avaliarão os avanços e as diretrizes para o futuro. A programação se encerrará com um evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-Clima) e uma reunião do FMI com ministros das Finanças para discutir cenários econômicos globais.
Compromissos de Simone Tebet
Simone Tebet, ministra do Planejamento, também terá uma agenda extensa durante o período em Washington. Na terça-feira (22), participará de um almoço organizado pelo Atlantic Council, com a presença de líderes empresariais e executivos, para debater os desafios e oportunidades para a economia brasileira. No mesmo dia, Tebet discutirá temas relacionados à democracia e à integração regional em evento promovido pela American University, em parceria com a Embaixada do Brasil.
Na quarta-feira (23), a ministra estará em um painel promovido pelo Banco Mundial sobre Transição Alimentar Global e em reuniões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde representará o Brasil. Na quinta-feira (24), encerrará sua participação com um café da manhã organizado pelo Council of the Americas e um almoço do Banco Mundial sobre a iniciativa Amazônia Viva, que abordará projetos voltados para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




