Até o dia 30 de novembro de 2024, o Museu Regional de Arte de Feira de Santana (MRA), localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), recebe a exposição fotográfica “Movimentos”. Esta mostra é realizada pelo Salvador Foto Clube (SFC) e comemora os 20 anos de fundação da entidade, que ocorreu em agosto de 2004. Antes de sua exibição em Feira de Santana, a exposição foi apresentada no Teatro Gregório de Matos, em Salvador, durante o mês de setembro.
A exposição reúne 37 obras de fotógrafos integrantes do SFC, apresentadas em uma forma inovadora: as imagens foram ampliadas e impressas em tecidos, diferentemente do tradicional uso do papel. O professor e fotógrafo José Ângelo Pinto, reconhecido na cidade, elogia a qualidade da mostra e incentiva o público a visitá-la.
“Há tempo suficiente. A exposição está programada para ir até 30 do próximo mês, ou seja, novembro”, afirmou.
Os trabalhos expostos incluem imagens em preto e branco e coloridas, que refletem a técnica apurada dos fotógrafos e a capacidade de transmitir mensagens claras ao público, independentemente de seu nível de familiaridade com a arte fotográfica. Entre os fotógrafos destacados, encontram-se Vicente Reis, Allan Silva, Antônio Studart, Ana Kruschewsky e Ulla Von Czékus. A diretora do Salvador Foto Clube, Marta Suzi, informa que a entidade, que começou com 12 integrantes, agora conta com 60 membros, evidenciando o crescimento do interesse pela fotografia.
A exposição “Movimentos” visa explorar a valorização da fotografia em diálogo com outras linguagens artísticas, abordando questões contemporâneas relevantes. O fotoclubismo, que se destacou no início do século XX, principalmente na Europa, buscou elevar a fotografia à condição de arte, além de seu caráter documental. No Brasil, o Photo Club do Rio de Janeiro e o Photo Club Brasileiro foram pioneiros nessa iniciativa.
Na Bahia, a Associação dos Fotógrafos Amadores, fundada em 1957, foi a primeira do estado. Em Feira de Santana, o Clube dos Fotógrafos foi estabelecido em agosto de 1959, idealizado por Gerson Bullos, incentivando a atividade fotográfica entre os jovens. Na década de 1970, o Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (SFPFS), fundado por Antônio Ferreira Magalhães, contribuiu para a valorização da categoria por meio de cursos e eventos, promovendo a renovação no campo da fotografia. José Ângelo Pinto, um dos fundadores de um clube de fotografia já extinto, recorda a importância histórica e cultural da fotografia na cidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




