No Recôncavo baiano, cerca de 50 jovens, com idades entre 15 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social participaram do projeto “Líderes que Inspiram”, realizado na última semana em Santo Antônio de Jesus. A ação, promovida pelo Instituto Nelson Wilians (INW) em parceria com o Instituto GESCA, ocorreu na Estação Cidadania – Urbis 1, no bairro do Calabar. A iniciativa objetiva oferecer oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional aos jovens, proporcionando uma reflexão sobre suas trajetórias e metas futuras.
O projeto estruturou o encontro em duas fases. Na primeira fase, denominada Inspiração, voluntários do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV) compartilharam suas experiências educacionais e profissionais. Este momento teve como foco motivar os participantes a refletirem sobre suas próprias histórias e possibilidades. Na sequência, na fase de Mentoria, os jovens foram convidados a elaborar um “Plano de Voo”, um guia personalizado para os próximos seis meses, contendo metas claras e objetivos a serem alcançados em suas vidas educacionais e profissionais.
A presidente do INW, Anne Wilians, afirmou que a iniciativa busca demonstrar que a educação e o trabalho são ferramentas essenciais para a superação de desafios sociais. A intenção é que os jovens se visualizem em universidades, cursos técnicos e diversas carreiras de sucesso. Para garantir o sucesso do projeto, quatro profissionais do NWADV atuaram como voluntários, disponibilizando seu tempo e conhecimento para orientar os participantes.
William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW, destacou a relevância da mentoria adaptada às necessidades de cada jovem, facilitando a aproximação deles a seus sonhos e metas. Desde sua criação em 2017, o “Líderes que Inspiram” tem proporcionado experiências transformadoras para centenas de jovens em todo o Brasil, com orientações fundamentadas em histórias reais de superação e sucesso.
O projeto já foi realizado em diversas cidades brasileiras e, em 2022, uma edição em Salvador beneficiou jovens da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC). A edição em Santo Antônio de Jesus seguiu a mesma abordagem, com foco na promoção da cidadania ativa e no fortalecimento da cultura da legalidade. Victor Hugo Moreira, sócio e diretor da NWADV na Bahia, ressaltou que o “Líderes que Inspiram” vai além da mentoria, ao possibilitar o empoderamento dos jovens por meio do contato com profissionais que atuam como referências inspiradoras. Acredita-se que uma orientação adequada pode ser transformadora, capaz de mudar o futuro de muitos participantes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




