O projeto “Ouvidoria vai à Escola”, desenvolvido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, chegou a unidades escolares do Território Portal do Sertão (NTE 19) com o objetivo de fortalecer a participação estudantil em processos democráticos e na gestão participativa. A iniciativa, que teve início no último dia 30 e segue até esta sexta-feira (04/10/2024), é conduzida pelos Jovens Ouvidores, alunos eleitos para acompanhar as atividades pedagógicas da Ouvidoria da Educação. Nesta quinta-feira (3), o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Marlene Alvez dos Santos, no município de Irará, recebeu o projeto.
O estudante Luan Miguel Cruz de Jesus, líder do grêmio estudantil da escola, ressaltou a importância da presença da Ouvidoria dentro da unidade escolar. Ele destacou que a atuação dos Jovens Ouvidores permite que os alunos levem diretamente suas demandas à Ouvidoria, buscando soluções para os problemas que podem ser resolvidos pela administração do colégio. Segundo ele, a experiência como jovem ouvidor foi fundamental para entender a relevância desse papel dentro da escola.
A estudante Marianny Nascimento dos Santos, de 16 anos, também expressou sua opinião sobre a importância da parceria entre a SEC e a Ouvidoria Geral do Estado. Para ela, o projeto conscientiza os jovens a observarem os problemas que enfrentam diariamente e garante que questões antes ignoradas possam ser resolvidas por meio da Ouvidoria. Ela acredita que a presença do projeto na escola é essencial para garantir que os alunos sejam ouvidos.
O “Ouvidoria vai à Escola” oferece um canal de comunicação para registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados às políticas educacionais. As demandas registradas no Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) buscam promover um ambiente escolar transparente e inclusivo, onde a comunidade escolar possa participar ativamente das decisões. As visitas do projeto também têm como objetivo estreitar os laços entre a equipe gestora dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), a SEC e a comunidade escolar, além de popularizar os canais de atendimento da Ouvidoria da Educação.
Desde o início da iniciativa, o projeto já esteve presente em diversas unidades escolares do NTE 19, como o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, o Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann e o Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimaraes. A ação é realizada por meio da Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, com foco na formação e capacitação dos estudantes eleitos como Jovens Ouvidores.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




