Projeto turístico Cidade dos Homens de Barro é lançado em Ibirataia

O XV Festival Queima dos Homens de Barro, realizado na Fazenda Cores da Terra, em Ibirataia, na Costa do Cacau, foi encerrado no último sábado (21/09/2024). Durante quatro dias de festividades, aproximadamente três mil pessoas, entre baianos e turistas, participaram da programação que incluiu manifestações culturais, apresentações musicais e opções gastronômicas. Este evento anual tem como objetivo principal celebrar a obra da artista plástica Selma Calheira, reconhecida por suas esculturas gigantes de até oito metros, que transformam argila em cerâmica.

O festival contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e teve como destaque o lançamento da maquete conceitual da Cidade dos Homens de Barro. O projeto, idealizado por Calheira, propõe a criação de um museu a céu aberto na região, que abrigará as esculturas que simbolizam a conexão entre o povo e a terra. Além disso, o projeto prevê a construção de um anfiteatro e a implementação de infraestrutura adequada para receber visitantes. A iniciativa busca estabelecer um novo atrativo turístico na Costa do Cacau, em colaboração com a iniciativa privada e a participação da Setur-BA.

A artista Selma Calheira enfatizou a importância do projeto, afirmando:

“É um projeto de desenvolvimento, de melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram aqui, unindo arte e turismo. Quando faço as esculturas gigantes, retrato o meu povo, que é resiliente às dificuldades. O museu será uma forma de dar mais visibilidade ao município e movimentar a economia”.

Juliana Araújo, diretora de Qualificação da Setur-BA, também se pronunciou sobre o projeto, destacando que o governo estadual atuará na capacitação da mão de obra e na atração de investimentos para o novo equipamento turístico e cultural, que deverá contribuir para a promoção da região.

“Com isso, pretendemos aumentar o tempo de permanência do visitante na Costa do Cacau”, afirmou Araújo.

O festival atraiu visitantes de diversas partes do Brasil. A mineira Etelvernea Rodrigues, que participou do evento pela primeira vez, expressou sua satisfação: “Fiquei apaixonada pelo evento, que mostra a riqueza cultural da Bahia e incentiva os artistas. Estou aproveitando cada minuto dessa viagem de 15 dias pela Bahia, que é o melhor lugar que existe”. Flávia Pircher, de São Paulo, relatou que é sua segunda vez no festival, elogiando o resgate da cultura local.

“A Bahia é maravilhosa. Aproveitei para passear também em Itacaré e voltarei sempre”, destacou.

Além das atividades do festival, no dia seguinte, Selma Calheira se reuniu com representantes da Setur-BA, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da TV Band, além de empresas como VAR Chocolates, Avatim e Eixo 4 Soluções Inteligentes. O encontro teve como objetivo discutir a elaboração de um plano de trabalho e a prospecção de investidores para a execução do projeto da Cidade dos Homens de Barro.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo