A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizará um concerto de um grupo de metais e percussão na quarta-feira (30/10/2024), às 20 horas, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. O grupo será composto por músicos da OSBA e convidados. A apresentação faz parte da Série Carybé, um projeto da OSBA que se dedica a concertos com formato e repertório camerístico. Os ingressos para o evento estarão disponíveis na plataforma Sympla a partir das 14h do dia 24 de outubro, com preços fixados em R$20 para a inteira e R$10 para a meia-entrada.
De acordo com Michele Girardi, chefe dos trombones da OSBA e um dos músicos participantes do concerto, a formação de grupos de metais e percussão é uma prática comum em apresentações de música de câmara tanto em orquestras nacionais quanto internacionais. Girardi comenta que “o encontro desses naipes é uma tradição que se faz presente no universo da música desde o período da Renascença, com o que seriam ‘os avós’ dos nossos instrumentos. A principal peculiaridade são os timbres únicos que surgem desses encontros e soam de forma diferente do que se ouve em um concerto comum, que inclui outros instrumentos da orquestra.”
O programa do concerto incluirá obras de compositores renomados, como Gustav Mahler, Johann Sebastian Bach e Ennio Morricone, adaptadas para o formato de metais e percussão. Além dessas peças, serão apresentadas composições de autores contemporâneos, incluindo a obra “Fantasy from Augusta”, de Michele Girardi.
O grupo para esta apresentação será formado pelos músicos da OSBA: Josely Saldanha, Davi Brito e Adelson Lemos (trompas); Heinz Schwebel e Joatan Nascimento (trompetes); Michele Girardi, Hélio Góes e Mauro Madruga (trombones); Renato Pinto (tuba); e Humberto Monteiro e Oscar Mauchle (percussão). Também participarão do concerto os convidados Celso Benedito (trompa), Alana Rana (trompete), Raphael Elias (trompete) e Gilmar Chaves (trombone).
A Série Carybé, que dá nome ao projeto, é uma homenagem ao artista plástico argentino naturalizado brasileiro Carybé, cuja trajetória se estendeu até 1997. Esta série proporciona ao público apresentações com formato e repertório camerístico, buscando oferecer uma experiência mais íntima e acessível.
A Orquestra Sinfônica da Bahia foi criada em 30 de setembro de 1982 e é um corpo artístico do Teatro Castro Alves. O processo de publicização da OSBA foi consolidado em abril de 2017, e desde então a gestão da orquestra é realizada pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma organização sem fins lucrativos qualificada como Organização Social. A OSBA é mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).










Deixe um comentário