O Projeto Pedal Bicicross, localizado em Salvador, anunciou a abertura de novas vagas para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O Bicicross, modalidade do ciclismo olímpico, é realizado em circuitos de terra que apresentam obstáculos e curvas, proporcionando uma experiência dinâmica e desafiadora para os praticantes. A Bahia destaca-se nessa modalidade, revelando atletas como a olímpica Paola Reis, que participou dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e o campeão mundial Jaldo Caribé.
Leonardo Gonçalves, coordenador técnico do Projeto Pedal, afirmou que “a Bahia é referência na modalidade a nível nacional e internacional, tendo o Projeto Pedal como uma importante ferramenta de inclusão esportiva e social ao oferecer oportunidades para a iniciação esportiva, atraindo novos adeptos para a prática da modalidade olímpica no estado”. Este projeto, em funcionamento desde 2010, é uma iniciativa da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), que atua em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além da Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Desde 2012, a Sudesb apoia o projeto por meio de programas de incentivo, concessão de bolsas e passagens para os atletas.
Para a matrícula, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação necessária, que inclui um atestado médico que comprove a aptidão para a prática esportiva, uma foto 3×4, cópias do comprovante de residência, RG e CPF do aluno e do responsável, além do comprovante de matrícula escolar. Para mais informações, a ABS disponibiliza um contato pelo WhatsApp, no número 7199914-2409.
A modalidade de BMX também retorna à sua pista tradicional na orla de Pituaçu, local histórico para eventos de bicicross, incluindo o Campeonato Brasileiro de BMX de 2023. As aulas de bicicross vinculadas à ABS foram retomadas após um ano de reformas na pista. Durante esse período, o Projeto Pedal ocorreu na Pista de Bicicross de Stella Maris.
Além do Projeto Pedal, a Sudesb mantém uma ampla gama de projetos sociais gratuitos, conhecidos como Escolinhas de Esporte. Esses projetos abrangem diversas modalidades, como a Casa de Ginástica da Bahia, localizada em Lauro de Freitas, e núcleos dedicados a lutas e artes marciais na Cidade Baixa e em Ipitanga, Lauro de Freitas. Outras iniciativas incluem o Natação em Rede, na Piscina Olímpica da Bahia, e o Remando em Águas Baianas, que se estende por sete cidades do interior, além dos 256 núcleos do programa Esporte por Toda Parte.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




