Semana da Pessoa Idosa é aberta em Feira de Santana com programação voltada à valorização do envelhecimento

A Prefeitura de Feira de Santana, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), iniciou na manhã desta segunda-feira (30/09/2024) a Semana da Pessoa Idosa. O evento, que ocorre em alusão ao Dia Nacional do Idoso, tem como objetivo promover atividades que valorizam o envelhecimento e garantem o bem-estar da população idosa. A programação segue até quarta-feira (2), com atividades como apresentações culturais, palestras e um baile dançante, distribuídas em vários pontos da cidade.

O Dia Nacional do Idoso, celebrado no Brasil em 1º de outubro, reforça a importância de discutir os desafios e as conquistas da população idosa. O aumento da expectativa de vida, que saltou de 50 para 77 anos entre 1950 e 2023, contribuiu para o crescimento dessa parcela da sociedade. Com isso, a necessidade de políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno se tornou uma prioridade nas agendas governamentais. Feira de Santana, em especial, com uma população idosa que representa quase 13% do total de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vê nessa semana uma oportunidade de fortalecer o respeito e a valorização dos idosos.

A abertura oficial da semana ocorreu na Praça Eduardo Fróes da Mota, onde um grupo de idosos atendidos pelo Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira realizou uma apresentação de dança. Durante o dia, outros centros e associações de convivência participaram com apresentações de dança, violão, cantigas de roda e música, mostrando a importância das atividades culturais na promoção da integração e do bem-estar dos idosos.

Na terça-feira (1º), a programação segue na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com palestras e rodas de conversa organizadas por assistentes sociais, advogados e psicólogos. O tema principal será o direito ao envelhecimento saudável e a proteção contra a negligência e maus-tratos. A programação se encerra na quarta-feira (2), com um baile dançante no SESC, no bairro Tomba, às 14h, que reunirá idosos de diversas instituições da cidade.

A coordenadora do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, Tilda Brasileiro, detalhou as atividades programadas para a semana. Ela mencionou que, além das apresentações culturais, haverá a distribuição da carteira do idoso, sorteios, brindes e atividades recreativas. As palestras realizadas na sede da OAB abordarão temas ligados à proteção dos direitos da pessoa idosa e a conscientização sobre os cuidados necessários com essa população.

Jaqueline Fontoura Jatobá, presidente do CMDPI, destacou que o evento tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a necessidade de cuidar dos idosos. Para ela, é essencial que a população se conscientize sobre o futuro de todos em relação ao envelhecimento e os desafios que isso traz. Jaqueline enfatizou que a negligência com os idosos é uma realidade que precisa ser combatida, e que ações como a Semana da Pessoa Idosa são fundamentais para trazer esse tema à discussão pública.

Dona Neuza Rosa, de 74 anos, frequentadora do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, expressou sua empolgação com a programação da semana. Para ela, esses momentos são oportunidades valiosas de integração, aprendizado e celebração da vida na terceira idade. Dona Neuza planeja participar de todas as atividades, especialmente as palestras e apresentações culturais, e afirmou que essa é uma maneira importante de valorizar os idosos e proporcionar a eles momentos de alegria e bem-estar.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading