A Vivo inaugurou sua terceira usina solar no estado da Bahia, localizada no município de Malhada, consolidando seu compromisso com a expansão da matriz energética de fontes renováveis. A nova planta é a 70ª usina de geração distribuída da empresa em operação no Brasil, com uma capacidade de produção total que alcança 626.000 MWh por ano. A usina em Malhada, construída em parceria com as empresas Gera e Energea, ocupa uma área de 14,2 hectares e tem capacidade para produzir 12.348 MWh anuais. A energia gerada será injetada na rede da concessionária Neoenergia Coelba, atendendo 140 pontos de consumo da Vivo na região.
A fase de construção da usina gerou 33 empregos diretos, evidenciando o impacto social positivo do projeto na comunidade local. Com essa nova usina, a Vivo amplia sua estratégia de diversificação e sustentabilidade energética, reforçando seu compromisso com a utilização de energia proveniente exclusivamente de fontes renováveis. A empresa conta atualmente com 114 milhões de acessos nos serviços fixo e móvel e possui 35 mil pontos de consumo de energia em todo o país.
A matriz energética da Vivo é composta por um mix de fontes sustentáveis: 62% da energia vem de usinas solares, 27% de hidrelétricas e 11% de biogás. Além disso, a empresa utiliza autoprodução solar em média tensão e adquire energia no mercado livre, complementando seu consumo com certificados I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de origem eólica. A diversificação da matriz energética faz parte do plano da Vivo de reduzir sua pegada de carbono e otimizar o uso de recursos naturais, alinhando-se às políticas globais de sustentabilidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




