Em 13 de novembro de 2024, 72 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, residentes da zona rural de Teixeira de Freitas, na Bahia, passaram a contar com novas condições de aprendizado, com a implementação de melhorias no espaço educacional da Escola Municipal Novos Tempos, localizada no Povoado Jardim Novo. A ação faz parte do projeto Escola Transforma, que visa promover infraestrutura educacional nas escolas rurais, quilombolas e indígenas.
O Escola Transforma é uma iniciativa do Instituto Cuidare, em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas, e tem como objetivo principal a melhoria do ambiente escolar em áreas de difícil acesso. Na Escola Novos Tempos, a novidade inclui uma sala de leitura com 400 livros e mobiliário adaptado para atender à segurança alimentar, como mesas de refeitório e estantes para despensa. As melhorias foram inauguradas no dia 13 de novembro e buscam proporcionar um ambiente de aprendizado mais organizado e estimulante para os estudantes da localidade.
O projeto Escola Transforma é uma das ações estratégicas que visam melhorar as condições das escolas que atendem a comunidades rurais e periféricas. Através da parceria com as comunidades escolares, a Secretaria de Educação de Teixeira de Freitas foi essencial para identificar as necessidades mais urgentes da instituição. O foco é ampliar as oportunidades de aprendizado, com a certeza de que um ambiente adequado contribui para o bem-estar e o desempenho acadêmico dos alunos.
Em entrevista, Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare, destacou a importância da união entre o poder público, empresas privadas e sociedade civil.
“Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo que elas representam a única possibilidade de educação para muitas crianças, o Escola Transforma trabalha para mostrar como a ação coletiva pode transformar o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes”, afirmou.
Jaime Rodrigues Lobo, diretor da Escola Municipal Novos Tempos, mencionou que a equipe pedagógica da escola está otimista com as melhorias.
“Com as novas mesas, os nossos alunos terão um momento mais organizado para as refeições e as atividades escolares, o que vai contribuir para uma rotina mais saudável e focada nos estudos”, afirmou.
A Nutrien Soluções Agrícolas, que atua em parceria com o projeto, também destacou o impacto positivo das melhorias. Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da empresa, ressaltou que o desenvolvimento das escolas rurais é uma forma de investir no futuro das comunidades.
“Buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, comentou.
Em 2024, o Escola Transforma terá impacto em 30 escolas rurais de 12 estados, atendendo 4.900 estudantes. Desde sua criação, em 2021, o projeto tem superado as expectativas, atendendo atualmente 91 escolas, beneficiando 22.200 estudantes, com a entrega de mais de 290 equipamentos, como salas de leitura, hortas, parques, e até mesmo salas de ciências e espaços adaptados para crianças com deficiência.
Além disso, o Instituto Cuidare, responsável pela execução do projeto, tem como missão promover uma educação transformadora em escolas públicas. Criado em 2022, o instituto reúne profissionais de diversas áreas e trabalha em conjunto com outras organizações para fortalecer a educação no país. A Nutrien, por sua vez, contribui com soluções agrícolas e uma visão de inclusão social voltada para a sustentabilidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




