BNDES e banco multilateral asiático assinam memorando de R$ 16,7 bilhões para investimentos no Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) formalizaram, nesta segunda-feira (18/11/2024), um memorando de entendimento que visa o investimento de R$ 16,7 bilhões em projetos no Brasil. A assinatura do documento ocorreu durante a cúpula de líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do presidente do AIIB, Jin Liqun, e do vice-presidente do banco multilateral, Konstantin Limitovskiy.

O objetivo da parceria é promover o financiamento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da infraestrutura no Brasil. O BNDES explicou que os recursos do AIIB serão direcionados para apoiar projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com foco em áreas como transporte, conectividade energética e digital, além de água e saneamento. Também estão previstos investimentos para a recuperação do estado do Rio Grande do Sul e a implementação de projetos de infraestrutura urbana e social relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá em Belém.

A assinatura do memorando foi destacada como um passo importante para a retomada do papel do BNDES na promoção do desenvolvimento econômico e social no Brasil. Aloizio Mercadante, presidente do banco, destacou que a colaboração com o AIIB demonstra a capacidade do BNDES de diversificar suas fontes de financiamento e estabelecer parcerias internacionais voltadas para a realização de projetos sustentáveis e de infraestrutura.

“O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou Mercadante.

Por sua vez, o vice-presidente do AIIB, Konstantin Limitovskiy, ressaltou que a parceria vai contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil e na Ásia, com ênfase no apoio a projetos climáticos, especialmente no contexto da COP30.

“Nossa colaboração expandida nos permitirá apoiar projetos de infraestrutura e iniciativas estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e fomentem o crescimento econômico”, declarou.

O AIIB, com sede em Pequim, na China, é um banco multilateral focado no financiamento de projetos de infraestrutura na Ásia, mas também conta com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil. A instituição tem sido uma importante parceira no financiamento de projetos de desenvolvimento no continente asiático e agora expande suas atividades para apoiar iniciativas de infraestrutura e clima no Brasil.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading